Impactos ambientais das atividades rurais no Brasil

O jornalista Alceu Castilho, do Observatório do Agronegócio, faz análises de notícias e informações sobre as atividades rurais no País

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

 

Clique aqui para fazer o download

O Ambiente é o Meio desta semana entrevista Alceu Castilho, editor e jornalista formado pela Universidade de São Paulo. No programa, Alceu fala sobre o território brasileiro e suas terras. Castilho faz parte do Observatório do Agronegócio no Brasil. O objetivo principal do observatório é fazer análises de notícias e informações dos impactos ambientais das atividades rurais do País.

Castilho, autor do livro Partido da terra: como os políticos conquistam o território brasileiro, conta que os bens rurais dos políticos eleitos chamaram a atenção. No programa ele também fala da quantidade de hectares conquistados por partidos.

Alceu Castilho ainda aponta que, nas eleições de 2010, empresas da pecuária contribuíram na campanha de 41 deputados federais eleitos, onde 40 votaram a favor do novo código florestal em 2011. “Esses políticos são proprietários de terras, empresas, ou influenciáveis por grandes doadores de campanha”, comenta.

Também foi debatido no programa o documentário publicado pelo jornalista Sem clima. Uma República controlada pelo agronegócio. O filme faz uma conexão entre a bancada ruralista e as mudanças climáticas. O documentário conta a história dos deputados e se esses são os líderes certos para as bancadas, onde muitos liberam áreas invadidas ou ilegais.

Por: Paulo Henrique Moreno

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados