Primeira viagem de Trump ao exterior deixa a desejar

Donald Trump tentou capitalizar nessa primeira viagem ao exterior. Todavia, deixou um saldo de ressentimentos

 30/05/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Trump decidiu ir ao Oriente Médio e à Europa. Em visitas à Otan e ao G7, ele não se referiu ao artigo 5 do tratado de proteção mútua e ao desconforto sobre o vazamento de informações sobre o atentado de Manchester para a imprensa.

O presidente americano discutiu a questão do islamismo, sobretudo na Arábia Saudita, onde ele se encontrou com mais de 50 presidentes e líderes regionais. A mensagem passada foi de uma nova visão pacífica do Islã e de um confronto com a ideologia radical. Além disso, discutiu a situação da Palestina e de Israel. Afirmou que os dois lados estão prontos para negociar a paz.

Em um encontro com o Papa, este lhe deu uma encíclica sobre meio ambiente. Enfim, foi uma primeira incursão em que ele tentou capitalizar, mas, no fundo, deixou mais ressentimentos.

Houve confrontação em relação ao acordo de Paris. Em uma semana, ele disse que decidirá o que fazer. Quanto ao terrorismo, não se avançou num apoio mais fechado em relação às medidas propostas pela Europa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.