Apoio da revista “Scientific American” a Joe Biden é simbólico e politicamente ineficaz

É o que comenta Carlos Eduardo Lins da Silva sobre a posição da revista científica, apesar de apoios políticos serem comuns na mídia americana

 21/09/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Horizontes do Jornalismo desta semana, o professor Carlos Eduardo Lins da Silva comenta sobre o apoio, pela primeira vez em seus 175 anos de história, da revista Scientific American a um candidato à Presidência dos Estados Unidos, no caso o democrata Joe Biden. Lins da Silva diz que nunca nenhuma outra revista dedicada à divulgação científica fez a mesma coisa. “É um importante fato simbólico, mas não acredito que vá ter grande repercussão no final da eleição americana”, afirma. 

É comum, na mídia americana, que jornais e veículos de comunicação tomem lado e apoiem declaradamente determinado candidato. Isso, segundo o colunista, costumava fazer diferença na eleição, tanto que era uma decisão bastante disputada pelos candidatos. “Pesquisas recentes demonstram que continuam tendo efeito para eleições locais, mas nem tanto para as nacionais, como ficou comprovado em 2016”, aponta o professor, referindo-se às eleições presidenciais de 2016, quando pouquíssimos jornais apoiaram o então candidato Donald Trump, que acabou se elegendo. 

“Quase todos apoiaram Hillary Clinton, inclusive muitos jornais que nunca haviam apoiado um candidato democrata. Por isso, existe, agora, um desconforto em relação a esses apoios a candidatos à Presidência por causa, inclusive, desse fato.” Para Lins da Silva, é importante, em nome da transparência, que os donos dos veículos digam a seu público quem eles apoiam. “No Brasil, essa tradição não existe. Nos EUA é muito comum para todos os cargos, mas isso tem mudado. No entanto, acredito ser uma prática enraizada na imprensa americana, e creio que assim continue, como já se vê”, aponta o colunista, referindo-se ao apoio do Los Angeles Times ao candidato Joe Biden, a primeira manifestação de um grande veículo jornalístico. 

Ouça a íntegra da coluna no player.


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção  da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.