USP assina convênio com Universidad de Concepción

O convênio tem por objetivo a cooperação acadêmica em todas as áreas existentes em ambas as universidades, para promover o intercâmbio de docentes/pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e membros da equipe técnico-administrativa das instituições e terá vigência de 5 anos.

10/11/2014 - Publicado há 10 anos

O convênio se orientará pela filosofia da qualidade e da inovação em todos os temas e atividades próprias da cooperação acadêmica na docência, pesquisa e gestão institucional, buscando – mediante a criação conjunta de conhecimentos científicos e tecnológicos – impactar positivamente o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das respectivas regiões e países

O reitor Marco Antonio Zago recebeu no dia 5 de novembro, na Reitoria, o reitor da Universidad de Concepción (UdeC), Chile, Sergio Lavanchy Merino, para a assinatura de um convênio acadêmico internacional entre as instituições.

O convênio tem por objetivo a cooperação acadêmica em todas as áreas existentes em ambas as universidades, para promover o intercâmbio de docentes/pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e membros da equipe técnico-administrativa das instituições. O acordo terá vigência de cinco anos.

Formas de cooperação

Os docentes/pesquisadores visitantes participarão de conferências, ensino e/ou pesquisa, enquanto que os estudantes serão selecionados por sua instituição de origem com base na excelência acadêmica, sendo que a aceitação ficará a cargo da instituição receptora e, após disso serão alunos de programa de intercâmbio da mesma, devendo cumprir um programa desenvolvido conjuntamente entre as duas instituições. Os programas de duplo diploma de graduação, bem como as co-orientações de teses, deverão ser objeto de documento específico, ainda a ser firmado entre as partes interessadas. Para ambos os públicos, a duração da estada não deverá exceder um ano acadêmico.

Durante o encontro para a assinatura do convênio, o reitor da UdeC (à esq.) e o da USP também conversaram sobre a história e a infraestrutura das duas universidades

Os membros da equipe técnico-administrativa poderão ser designados pelas instituições para participar do intercâmbio também, desde que as atividades desenvolvidas durante o período sejam condizentes com a atividade profissional na universidade de origem, devendo gerar um relatório a ser entregue para a instituição receptora e a de origem, com o intuito de estimular a troca de experiências e conhecimentos administrativos em áreas de interesse comum.

UdeC

A UdeC iniciou suas atividades em 1919. O campus Central encontra-se em Concepción, que fica a 500 quilômetros da capital do Chile, Santiago. A universidade possui outros dois campi: Chillán – a 117 quilômetros da cidade de Concepción, e Los Ángeles – a 113 quilômetros de Concepción e 166 da cidade de Temuco. Estes três campi têm cerca de 24 mil estudantes.

Atualmente, a USP possui 34 parcerias com instituições chilenas. Com a UdeC, além deste citado, há dois convênios acadêmicos específicos com a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) para a área de odontologia, e com o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) em áreas de interesse mútuo.

(Foto: Ernani Coimbra)