Demissões continuam, mas ritmo desacelera

Estudo mostra que demissões pararam de aumentar, mesmo com a sazonalidade das festas de Natal e final de ano

 12/01/2017 - Publicado há 7 anos
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Pelo décimo nono mês consecutivo, o País e o estado de São Paulo, incluindo as regiões e o município de Ribeirão Preto, cortaram vagas de trabalho em outubro de 2016. É o que mostra o Boletim Mercado de Trabalho divulgado pelo Ceper/Fundace, ligado à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP, com base em dados atualizados em outubro de 2016.

Entre as regiões analisadas, somente o município de Sertãozinho-SP criou novos postos de trabalho,  embora todas as demais regiões tenham cortados vagas nesse período, e houve redução no montante de demissões  em comparação com outubro de 2015. “Isso significa que, ainda que não se possa falar em recuperação, há ao menos uma desaceleração dos desligamentos”, aponta o professor Sérgio Sakurai da FEARP e pesquisador do CEPER.

Entre os setores, comércio exibiu o melhor desempenho em nível nacional, no estado de São Paulo, na região  Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. A construção civil, por sua vez, exibiu o pior desempenho, eliminando vagas em todas as regiões analisadas.

“O desempenho positivo do setor comercial pode ser explicado em parte pelas contratações temporárias referentes às festas de final de ano. Já o baixo desempenho da construção civil é reflexo de uma tendência mais prolongada, resultado do baixo crédito imobiliário e elevado desemprego, consequência da crise econômica vigente no Brasil”, avalia Sakurai.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.