O que é a memória? Evento da USP debate a preservação de acervos e patrimônios universitários

Primeira edição do Encontro Espaços de Memória na Universidade, promovido pelo Arquivo Geral da USP, propõe reflexão sobre os acervos universitários que resguardam a história

 17/11/2022 - Publicado há 1 ano
Por
Encontro irá reunir representantes dos espaços de memória das universidades – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
Qual o significado da memória? Esta é a premissa central do I Encontro Espaços de Memória na Universidade, organizado pelo Arquivo Geral da USP, junto à Associação de Arquivistas (ARQ) de São Paulo e ao Centro de Memória Urbana da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Com quatro mesas e seis minicursos, o evento pretende discutir os diferentes acervos memoriais, como as bibliotecas, os centros históricos e os museus. O encontro ocorrerá de forma remota, durante os dias 21 a 23 de novembro; a inscrição é gratuita e está disponível neste link

A programação do evento inclui debates acerca da conservação de acervos, preservação digital, produção da história oral e outros temas relacionados à memória. O objetivo do encontro, segundo os organizadores, é reunir os diversos espaços de memória e pensar o que esses lugares representam. Para tratar os assuntos, haverá 18 palestrantes; dentre eles, pesquisadores da USP, principalmente das áreas de ciências humanas e comunicação.

As mesas serão realizadas a partir do dia 22 de novembro, no período da tarde. Já os minicursos ocorrerão entre os dias 21 e 23, na parte da manhã e à noite. A transmissão será totalmente on-line; a inscrição para as atividades e a programação detalhada podem ser encontradas clicando aqui.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.