Coordenação é fator fundamental no combate a desastres

Conceitos de logística humanitária e cidades resilientes são abordados em evento promovido pela Poli

06/10/2022 - Publicado há 2 anos
A logística humanitária está preocupada em garantir que o fluxo de doações, materiais, chegue nas pessoas que precisam – Foto: Fotos Públicas

Logo da Rádio USP

Abordado em evento promovido pelo Centro de Inovação em Sistemas Logísticos da Escola Politécnica, o conceito de logística humanitária pode até ser comparado com a logística empresarial do ponto de vista operacional, já que lida com transporte, administração de recursos e outros afins. Mas, analisando o lado da ação que esse tipo de planejamento tem, é muito mais relacionado com uma multiplicidade de atores e com a coordenação deles.

O professor Hugo Yoshizaki, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica, completa: “A logística humanitária está preocupada em garantir que o fluxo de doações, materiais, chegue nas pessoas que precisam. Tanto para as equipes quanto para as vítimas”.

O papel das novas tecnologias

O desenvolvimento de novas tecnologias é fundamental para um planejamento humanitário mais eficaz. “Temos trabalhado muito, tanto com problemas que envolvem a otimização desse planejamento, como na parte da gestão da resposta. Desenvolvemos sistemas para fazer o planejamento anual de onde foram colocados os armazéns de itens de resposta a desastre”, comenta o professor.

Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki (Coordenador Centro de Estudos e Pesquisa sobre Desastres da USP)  Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A redução de custo e de tempo de resposta ao desastre são alguns dos benefícios visados por esses projetos.

Além disso, a coordenação é outro ponto imprescindível para a logística humanitária, como enfatiza Yoshizaki: “Você nunca trabalha sozinho na gestão de um desastre”.

Cidades resilientes

Outro conceito abordado no evento foi o de cidades resilientes. O professor explica esse termo: “Se você quer ter um país, Estado, cidade resiliente, você precisa ter essa visão sistêmica para que cada órgão faça seu papel, mas em conjunto também”.

O problema humanitário, seja ele desastres naturais ou até artificiais, só consegue ser resolvido se você trabalha em conjunto com as instituições. A recuperação das áreas afetadas também é uma importante fase dessa logística e da construção de uma cidade resiliente.

Além de eventos, a Escola Politécnica da USP possui o programa de mestrado na área de logística. Para saber mais, acesse o site: www.usp.br/sistemas.logisticos/

Jornal da USP no Ar