Publicação on-line traz conceitos e exercícios de mecânica e hidráulica

“Hidrabook” foi produzido por docentes e pós-graduandos do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq

03/11/2016 - Publicado há 7 anos

Hidrabook é o nome da publicação on-line lançada pelos professores Fernando Mendonça e Tarlei Arriel Botrel, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, com coautoria dos pós-graduandos em Engenharia de Sistemas Agrícolas, Ailson Maciel de Almeida, Timóteo H. S. Barros e Wagner W. A. Bombardelli.

A publicação aborda a Mecânica dos Fluidos, ciência que trata dos princípios e leis que regem o comportamento dos fluidos, seja em repouso, através das leis da hidrostática, ou em movimento, mediante as leis da hidrodinâmica. O livro também inclui material sobre Hidráulica, ramo da engenharia que se preocupa basicamente em captar, controlar, conduzir, elevar e armazenar a água.

A partir desses conhecimentos, o engenheiro pode planejar, projetar, dimensionar, construir e operar estruturas hidráulicas apropriadas para um manejo de água bem-sucedido. Sendo assim, a Hidráulica é uma área essencial para engenharias (agrícola, agronômica, civil e hidrossanitária).

O Hidrabook foi pensado para ser um material de auxílio simples, voltado especificamente para os cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Agrícola e áreas afins, mas é acessível a todos. Além dos conceitos das áreas citadas, o livro também traz exercícios sobre os temas.

A publicação na íntegra pode ser acessada neste link.