Professor da USP lança livro sobre desenvolvimentismo no Brasil

Obra será lançada nesta sexta-feira, dia 29, às 19 horas, na Livraria da Alameda, na Bela Vista, em São Paulo

27/10/2021 - Publicado há 2 anos
O livro do professor Alexandre de Freitas Barbosa – Foto: Reprodução

O professor Alexandre de Freitas Barbosa, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, lança nesta sexta-feira, dia 29, às 19 horas, o livro O Brasil Desenvolvimentista e a Trajetória de Rômulo Almeida, publicado pela Alameda Editorial. O lançamento ocorrerá em noite de autógrafos na Livraria da Alameda (Rua Treze de Maio, 353, Bela Vista, em São Paulo).

Foto: Divulgação

Resultado de dez anos de pesquisas, o livro – com 580 páginas – traz em detalhes a trajetória do economista baiano Rômulo Barreto de Almeida (1914-1988), que foi o chefe da Assessoria Econômica da Presidência da República durante o segundo governo de Getúlio Vargas (1951-1954). Nessa função, ele conduziu iniciativas que se tornaram as bases do desenvolvimento econômico do País nas décadas seguintes, entre elas a criação da Petrobras.

Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rômulo Almeida dedicou sua carreira à economia e à administração pública. Em 1941, tornou-se diretor do Departamento de Geografia e Estatística do Território do Acre. Em 1946, prestou assessoria à Comissão de Investigação Econômica e Social da Assembleia Nacional Constituinte. Foi responsável também pela estruturação do departamento econômico da Confederação Nacional de Indústria (CNI).

Além da Petrobras, Rômulo Almeida liderou a elaboração de outros projetos, relacionados a reformas do setor elétrico e à criação do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDE) – hoje Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) -, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e da Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA), por exemplo. Em 1954, elegeu-se deputado federal pela Bahia, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), cargo que deixou no ano seguinte para assumir a função de secretário da Fazenda do Estado da Bahia.

O Brasil Desenvolvimentista e a Trajetória de Rômulo Almeida, de Alexandre de Freitas Barbosa, Alameda Editorial, 580 páginas, R$ 90,00. O livro será lançado nesta sexta-feira, dia 29, às 19 horas, na Livraria da Alameda (Rua Treze de Maio, 353, Bela Vista, em São Paulo).