A viola representa as diversas expressões da cultura popular brasileira

Ivan Vilela fala sobre a origem e os aspectos históricos e culturais da viola caipira no Brasil

 01/07/2021 - Publicado há 3 anos
Logo da Rádio USP

O programa Revoredo desta semana apresenta a obra de Ivan Vilela. As músicas são apresentadas entremeadas com as falas do violeiro sobre a cultura brasileira.

Ele aponta que a viola, no Brasil, é um instrumento marcadamente popular, sendo “historicamente, um instrumento que esteve sempre ligado às camadas mais humildes, mais pobres da população”. Nunca foi um instrumento celebrado pela elite, mas atualmente “consegue construir essa ponte entre a música dita erudita e uma música chamada de popular, ou ligada às culturas populares brasileiras”. A viola é, então, “um grande representante de diversas expressões da cultura popular do Brasil”, segundo o músico. 

Vilela explica que os aspectos da cultura no Brasil têm influência das características de tempos históricos muito distintos pelos quais o País passou. “É um país que tem uma sobreposição de tempos históricos. Há traços de expressões da Renascença e até da Idade Média que estão guardados dentro da cultura popular brasileira”, conta.  

No programa têm as músicas: O castelo dos mouros; Pra matar a saudade de Minas; Viola quebrada; Nana neném; Pula brincando; Cabriolinha; Catira de Mariamar; A força do boi; Armorial e Paisagens.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.