Live Ciência USP #08: Como está sua saúde mental na pandemia?

Solidão, depressão e ansiedade estão entre os desafios que viver em meio a uma pandemia trouxe ou aprofundou; live debate recursos que dispomos para enfrentá-los e fala também de um dos grupos mais vulneráveis nesta situação, os profissionais da saúde

Por
 09/12/2020 - Publicado há 3 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Live Ciência USP #08: Como está sua saúde mental na pandemia?
/

A pandemia trouxe novos desafios ao bem-estar psicológico e emocional, e atualizou outros que já existiam: o isolamento social, com o sentimento de solidão, afeta ainda mais as pessoas que já apresentavam transtornos como a depressão. A ameaça à saúde física e mesmo à vida – tanto a própria como a de pessoas próximas – aprofunda o medo e a ansiedade, num contexto em que o acesso aos serviços de saúde mental ficou prejudicado. A crise econômica decorrente da crise de saúde é outra fonte de preocupação – para alguns, a principal, já que temem perder ou perderam as condições de sustento. Além disso, temos a saúde mental dos profissionais da saúde, que lidam com a sobrecarga e o sentimento de impotência.

Um encontro no Canal USP reúne especialistas para uma conversa sobre o assunto e como podemos lidar melhor com isso tudo.

Com André Brunoni (IPq/FMUSP); Eurípedes Miguel Filho (IPq/FMUSP); Paulo Lotufo (FMUSP) e as jornalistas Ana Bottallo (Folha de S. Paulo) e Luiza Caires (Jornal da USP).
Apresentação: Luiza Caires
Produção: Luiza Caires e Angelita Souza
Edição de som: Guilherme Fiorentini
Edição audiovisual: Thales Figueiredo

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.