Profissionais de saúde enfrentam covid-19 e negligência do governo

Glauco Arbix cita uma pesquisa, da Fundação Getúlio Vargas, que aponta que a maioria dos profissionais da saúde, no enfrentamento da doença, não recebeu qualquer apoio dos governos municipal, estadual e federal

 30/11/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 01/12/2020 as 11:05
Por

Logo da Rádio USP

Em sua coluna desta semana, o professor Glauco Arbix manifesta sua preocupação com o aumento da pandemia de covid-19 no mundo e também no Brasil, em que já se prenuncia uma segunda onda sem que a primeira tenha terminado. A diferença é que, enquanto na Europa as medidas restritivas foram muito fortes, aqui no Brasil, segundo o colunista, “foi tudo mais ou menos”. E agora estamos pagando o preço pelo “mais ou menos”. Arbix lamenta a quantidade de mortes ocasionada pela pandemia e cita a terceira fase de uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas sobre a atividade dos profissionais de saúde, a qual mostra “um certo desalento em relação ao apoio do governo a esses profissionais que dedicam suas vidas a atender e a proteger essas pessoas”.

Quase 80% desses profissionais, cita o colunista, expressam impactos negativos na saúde mental, vivendo em situação permanente de medo e ansiedade e “sem perspectiva de melhoria de suas condições de trabalho no futuro”. A pesquisa constatou ainda que 68,3% dos entrevistados não receberam testagem em nenhum momento da pandemia, sendo que apenas 6% foram testados de forma contínua durante esse período. A maioria deles não recebeu nenhum tipo de treinamento específico para lidar com o vírus. Tampouco receberam qualquer apoio dos governos, em qualquer de suas três esferas (municipal, estadual e federal), “mostrando, uma vez mais, como o governo federal se exime da responsabilidade de coordenar as atividades de enfrentamento da pandemia da covid-19, com consequências drásticas para todo o País”.

Para Glauco Arbix, muitas das mortes causadas pela covid-19 poderiam ter sido evitadas se tivesse havido uma atuação mais firme, clara e transparente do nosso governo.


Observatório da Inovação
A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.