Brasil Latino: Pedro Pérez Herrero e a Rede Global de Universidades

O anúncio de um possível acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia abriu um novo tempo de reflexão sobre as perspectivas da América Latina nas universidades do velho continente

Por
 10/07/2020 - Publicado há 4 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Pedro Pérez Herrero e a Rede Global de Universidades
/

Na Universidade de Alcalá de Henares, uma das mais antigas de Madri, funciona o Instituto de Investigação em Estudos Latino-Americanos, dirigido por Pedro Pérez Herrero, entrevistado do Brasil Latino desta edição. Ele coordena o programa América Latina e União Europeia: Uma Cooperação Estratégica e é especialista em história latino-americana, tendo sido condecorado com a Orden del Águila Azteca, um dos mais importantes reconhecimentos concedidos pelo México.

O professor não esconde sua preocupação com o cenário pós-covid-19 na Europa. O agravamento da situação econômica pode, segundo ele, incentivar o surgimento de nacionalismos extremos e desestabilizar a institucionalidade política. A Espanha é um exemplo vivo das contradições regionais que a todo momento correm o risco de reacender conflitos. “A Europa é constituída de muitas regiões e algumas delas superam a ideia do Estado-nação, o que permite considerar que esse debate precisa ser feito com muita habilidade e urgência”, afirma.

Em relação ao acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, Pedro Pérez Herrero vê a necessidade de acelerar esse processo porque o mundo será outro no final da pandemia e as cooperações entre os diferentes blocos regionais se tornarão inevitáveis. “Por isso, os estudos sobre a América Latina ganham maior importância no ambiente acadêmico europeu e a participação da USP, que faz parte da Rede Global de Universidades, é fundamental nesse contexto”, diz o professor.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.