Colunista fala sobre o processo abrangente da comunicação

Quando o assunto é comunicação, termos como transmissão, transferência ou repasse de informações não dão conta da amplitude do processo

 19/08/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 29/03/2017 as 17:56

cab_ciro_marcondes

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

No Japão, os robôs Pepper, de tecnologia Sofbank, interagem com as pessoas - Foto: Divulgação/Mashable
No Japão, os robôs Pepper, de tecnologia Sofbank, interagem com as pessoas – Foto: Divulgação/Mashable

Em sua coluna desta semana, o professor Ciro Marcondes Filho analisa o conceito de comunicação, especulando sobre a possibilidade de, um dia, os seres humanos virem a conversar com as máquinas. Máquinas não falam, lembra ele, apenas criam  frases, emitem palavras e podem até mesmo compor músicas, mas tudo isso como resultado de fórmulas matemáticas. Comunicação é muito mais do que isso.

“Comunicação não é substância, é processo”, afirma, “é uma maneira de as pessoas se relacionarem.” Mais do que isso: a comunicação é algo extremamente humano, dependendo de variáveis que ultrapassam em muito os aparelhos. No processo da comunicação, “emitimos frases, alteramos a entonação e a inflexão da voz, usamos os olhos, as mãos”, ou seja, recorremos a recursos não verbais, o que as máquinas são incapazes de fazer.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.