Novo boletim eletrônico da USP dá dicas de cultura

Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária lança a newsletter “Caminhos da Cultura”

 25/06/2020 - Publicado há 4 anos
O boletim eletrônico Caminhos da Cultura é uma das iniciativas do programa USP Cultura em Casa, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP – Foto: USP

Um espaço para divulgar as várias atividades culturais oferecidas pela USP à sociedade em geral. Assim pode ser definida a newsletter eletrônica Caminhos da Cultura, que a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP acaba de criar. O objetivo é facilitar o acesso do público a eventos culturais e educativos promovidos na internet pela Universidade, a fim de ajudar as pessoas a passar pelo atual período de isolamento social.

Em sua edição de estreia – datada do dia 22 passado -, Caminhos da Cultura destaca a programação on-line do Coral da USP (Coralusp), realizada de segunda a sexta-feira em suas redes sociais, como Youtube e Facebook. A programação inclui apresentações musicais, aulas e vídeos. A nova newsletter aborda também as atrações do Engenho dos Erasmos – ruínas do mais antigo engenho de açúcar preservado do Brasil, que remonta a 1532. Em suas páginas no Facebook e no Instagram, o Engenho dos Erasmos disponibiliza vídeos e outros materiais que ensinam sobre as etapas de preparação do açúcar nos engenhos implantados no Brasil entre os séculos 16 e 18, entre outras informações ligadas à história do País. Além disso, o Engenho produz atualmente a série interativa Safári de Árvores. Esse projeto dá detalhes sobre as espécies de árvores nativas da Mata Atlântica e propõe que o público procure essas árvores de suas janelas, fotografe esses espécimes e envie a foto para ser postada nas redes sociais do Engenho.

Outros destaques da primeira edição de Caminhos da Cultura são o guia ilustrativo on-line Covid-19 – Dicas e Cuidados para Enfrentar a Pandemia, produzido pela Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP, e o projeto Fica a Dica, do programa USP Diversidade – ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária -, que também oferece informações sobre a covid-19, fornecidas por especialistas da USP da área da saúde.

O público pode se inscrever na página de Caminhos da Cultura e receber a newsletter regularmente. Para isso, basta fornecer o e-mail neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.