Teoria política grega antiga é tema de vídeo produzido pela USP

Professor de Ciência Política analisa as origens do pensamento político no Ocidente

 13/05/2020 - Publicado há 4 anos

Assista no link abaixo ao vídeo Origens do Pensamento Político Grego, da série Estudos Clássicos em Dia, com o professor Patricio Tierno, do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Os fundamentos da teoria política grega – e, portanto, de todo o Ocidente – são abordados pelo professor Patricio Tierno, do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, num novo vídeo da série Estudos Clássicos em Dia, disponibilizado na internet no dia 8 passado. A série é produzida pelo Serviço de Comunicação Social da FFLCH.

No vídeo – intitulado Origens do Pensamento Político Grego -, Tierno fala sobre o tema “Pólis, justiça e igualdade na Grécia arcaica”. Ele aponta na célebre epopeia Ilíada, de Homero, datada do século 8 antes de Cristo, dois princípios de justiça que, a partir de então, serão recorrentes no pensamento político.

No primeiro canto da obra de Homero, destaca o professor, ocorre a chamada “Disputa entre Agamênon e Aquiles”, em que os dois guerreiros travam uma discussão sobre os despojos de guerras recentes. Para Agamênon, a distribuição do butim da guerra deve ser feita de acordo com a posição ou lugar do indivíduo na escala social. “Como ele é o rei, defende suas prerrogativas com base nesse critério”, destaca Tierno. Já para Aquiles, a distribuição deve levar em conta a honra, o status conseguido no campo de batalha. “É nesse momento, em torno do verso 231 do canto primeiro da Ilíada, que Aquiles forja o que considero a primeira metáfora do ressentimento político, quando ele acusa Agamênon de ser um governante materialmente avarento ou, utilizando a palavra literal, um governante que devora a sua própria comunidade.”

Assista à íntegra do vídeo no link acima.

Estudos Clássicos em Dia é uma série de vídeos em que professores da FFLCH falam sobre temas de sua especialidade. Outros vídeos já disponibilizados abordam a comédia de Aristófanes, avanços na pesquisa arqueológica, civilização fenícia e o romance grego antigo, entre outros temas. Eles podem ser acessados na página da FFLCH.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.