Rádio USP comemora o Dia Nacional do Forró

Programa “Vira e Mexe” celebra a data apresentando composições clássicas do gênero

 14/12/2020 - Publicado há 3 anos

Ouça nos links abaixo o programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 12 de dezembro de 2020, que festejou o Dia Nacional do Forró.

O Dia Nacional do Forró – 13 de dezembro – foi instituído por iniciativa da deputada federal Luiza Erundina, autora do projeto de lei sancionado em 2005 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tornou a data oficial. O dia foi escolhido para fazer homenagem ao “rei do baião”, Luiz Gonzaga, que nasceu em Exu (PE) em 13 de dezembro de 1912.

A ideia de um dia oficialmente dedicado ao forró foi dada à deputada Luiza Erundina por Paulinho Rosa, produtor e apresentador do programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz). “Isso acabou criando uma série de festas e eventos comemorativos que foi muito importante para a divulgação do ritmo”, diz Rosa.

O forró é um típico ritmo do Nordeste brasileiro – Arte: Moisés Dorado sobre ilustrações MEC, PNC e Sesc-SP

Como sempre faz nessa data, Vira e Mexe comemorou o Dia Nacional do Forró em sua edição do dia 12 passado. O programa apresentou músicas de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinês e Dominguinhos, entre outros artistas clássicos do ritmo.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação do forró e ritmos afins – como baião, xote, xaxado e rastapé –, Vira e Mexe vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 11 horas, com reapresentação à 0 hora de segunda-feira, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido por Paulinho Rosa (edição) e Dagoberto Alves (sonoplastia). A apresentação é de Paulinho Rosa.

As edições anteriores de Vira e Mexe estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.