O gênio musical que nem a pandemia cala

Ciclo das nove sinfonias de Ludwig van Beethoven é disponibilizado on-line pelo Theatro Municipal de São Paulo.

 15/04/2020 - Publicado há 4 anos
Por
O compositor alemão Ludwig van Beethoven – Foto: Retrato feito por Joseph Karl Stieler (1820) via Wikimedia Commons
“A ti, Karl, agradeço as provas que me deste ultimamente. Meu desejo é que seja a tua vida menos dura que a minha. Recomendai a vossos filhos a virtude. Só ela poderá dar a felicidade, não o dinheiro. Digo-vos por experiência própria. Só a virtude me levantou de minha miséria. Só a ela e à minha arte devo não ter terminado em suicídio os meus pobres dias. Adeus e conservai-me vossa amizade.”

O trecho acima é parte da carta dirigida pelo compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) a seus irmãos Karl e Johann, em 1802. Considerando a possibilidade de suicídio, amargurado pela progressão da surdez, Beethoven imaginava a leitura póstuma desse texto, que acabou nunca remetendo. E aqui se encontra um indício de seu tamanho artístico. Porque, em suas recomendações destinadas aos sobrinhos, o compositor revela o foco de suas forças: a virtude. Talvez seja por isso que, mesmo após 250 anos de seu nascimento e 193 anos de sua morte, o mundo todo se una em comemoração pela passagem desse músico genial pelo planeta.

São muitos eventos marcados nos mais diversos países. E muitos desmarcados devido à pandemia da covid-19. Mas, em tempos de ciberespaço, é possível manter o espírito das inciativas. Por isso, o Theatro Municipal de São Paulo está disponibilizando o ciclo das nove sinfonias de Beethoven em seu canal no Youtube.

As sinfonias de Beethoven disponibilizadas pelo Theatro Municipal de São Paulo são interpretadas pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (acima) – Foto: Fabiana Stig/Theatro Municipal

As gravações ocorreram em 2019, numa maratona de três dias seguidos, em interpretações da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, sob regência do maestro Roberto Minczuk. Os concertos também contaram com a participação do Coral Lírico e do Coral Paulistano, além de vários solistas convidados. Agora, todas as quartas e sextas-feiras uma sinfonia é postada no canal, até o dia 1º de maio, quando será disponibilizada a Sinfonia nº 1.

O compositor enfrentou surdez, frustração amorosa, diferenças de classe social e medo do isolamento, mas também foi um homem sensível, que estimava muito as amizades, tinha sólida formação cultural e, especialmente, personificava o espírito revolucionário de seu tempo, mantendo-se sempre de cabeça erguida frente à nobreza. O conjunto de suas sinfonias expressam a complexa e rica diversidade de caminhos musicais, existenciais e culturais que Beethoven conseguiu integrar à sua trajetória. Em sintonia com sua coragem, as homenagens aos seus 250 anos de nascimento não poderiam se curvar às restrições causadas pela pandemia de covid-19.

Acompanhe também a série Jornadas com Beethoven, veiculada sempre às sextas-feiras pela Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto). A série está disponível também no formato podcast no endereço https://jornal.usp.br/series/jornadascombeethoven/ e nos agregadores de podcasts.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.