Rádio USP transmite série sobre o compositor Tom Jobim

Programa “Olhar Brasileiro” apresenta a obra do compositor como autor de músicas e letras

O maestro, cantor e compositor Tom Jobim (1927-1994): um dos nomes mais representativos da música popular brasileira na segunda metade do século 20 – Foto: Wikimedia Commons

Ouça nos links abaixo o primeiro episódio da série sobre o compositor Tom Jobim exibida no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran. O episódio foi transmitido no dia 5 de abril de 2020.

Em 1952, então com 25 anos de idade, Tom Jobim foi contratado pela gravadora Continental para fazer transcrições de músicas. Alguém cantarolava uma música batucando numa caixa de fósforos e ele registrava a melodia na partitura. No ano seguinte, era lançado um disco com a sua primeira composição individual, Pensando em Você. Esse foi o início da carreira do maestro, cantor e compositor carioca Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (1927-1994), um dos nomes mais representativos da música brasileira na segunda metade do século 20.

No dia 5 de abril, o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), começou a transmitir uma série com quatro episódios sobre Tom Jobim. O primeiro episódio abordou a obra do compositor como autor de músicas e letras. Foram ouvidas a sua composição de estreia, Pensando em Você – na gravação original de 1953, com interpretação do cantor Ernani Filho, acompanhado da orquestra do maestro Lyrio Panicalli -, e clássicos como Outra VezAs Praias Desertas e O Que Vai Ser de Mim, entre outras canções.

Ouça nos links acima o primeiro episódio da série sobre Tom Jobim apresentada pelo programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP.

Nas próximas edições, o Jornal da USP publicará os outros três episódios da série.

Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, pela Rádio USP, inclusive via internet (wwww.jornal.usp.br/radio). O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

 

 

 

 

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.