Momento Tecnologia #20: Planta calêndula é usada na recuperação de feridas crônicas

O hidrogel desenvolvido pela pesquisadora Paula Rodrigues Fontes, doutora em Bioengenharia pela USP de São Carlos, é um biomaterial que utiliza propriedades da planta em conjunto com a celulose bacteriana, livre de fatores alergênicos

04/02/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 31/03/2020 as 9:39
Momento Tecnologia - USP
/

A planta calêndula, da família das margaridas, é usada desde a Antiguidade para fins medicinais. A pesquisadora Paula Rodrigues Fontes, doutora em Bioengenharia pela USP de São Carlos, desenvolveu, a partir das propriedades da calêndula, um hidrogel capaz de ajudar na recuperação de feridas crônicas, um problema que atinge mais de 5 milhões de brasileiros, segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS. A doença também é um dos principais motivos de afastamento do trabalho no País.

Além de possuir uma composição de praticamente 99% de água, o hidrogel possui associação com a celulose bacteriana, uma substância que tem sido muito usada na área da medicina na cura de lesões de pele. A pesquisa contou ainda com o apoio de professores da Unesp Araraquara e da Universidade Federal de Minas Gerais.

Ouça o podcast na íntegra acima com a repórter Laura Alegre.

Reportagem e apresentação: Laura Alegre

Edição de Áudio e Sonorização: Guilherme Fiorentini