Momento Tecnologia #20: Planta calêndula é usada na recuperação de feridas crônicas

O hidrogel desenvolvido pela pesquisadora Paula Rodrigues Fontes, doutora em Bioengenharia pela USP de São Carlos, é um biomaterial que utiliza propriedades da planta em conjunto com a celulose bacteriana, livre de fatores alergênicos

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=299324

Momento Tecnologia - USP

1X

A planta calêndula, da família das margaridas, é usada desde a Antiguidade para fins medicinais. A pesquisadora Paula Rodrigues Fontes, doutora em Bioengenharia pela USP de São Carlos, desenvolveu, a partir das propriedades da calêndula, um hidrogel capaz de ajudar na recuperação de feridas crônicas, um problema que atinge mais de 5 milhões de brasileiros, segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS. A doença também é um dos principais motivos de afastamento do trabalho no País.

Além de possuir uma composição de praticamente 99% de água, o hidrogel possui associação com a celulose bacteriana, uma substância que tem sido muito usada na área da medicina na cura de lesões de pele. A pesquisa contou ainda com o apoio de professores da Unesp Araraquara e da Universidade Federal de Minas Gerais.

Ouça o podcast na íntegra acima com a repórter Laura Alegre.

Reportagem e apresentação: Laura Alegre

Edição de Áudio e Sonorização: Guilherme Fiorentini

.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.