USP tem representante na “Brazil Conference” da Universidade de Harvard

Criador de projeto que incentiva o ingresso no ensino superior foi selecionado para evento na universidade norte-americana

 20/01/2020 - Publicado há 4 anos
Por
O idealizador do projeto Salvaguarda e estudantes que participaram da iniciativa – Foto: Vinícius de Andrade/Arquivo pessoal

.

O estudante Vinícius de Andrade, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, é um dos dez brasileiros selecionados para participar da edição 2020 da Brazil Conference, evento realizado anualmente pela comunidade brasileira de estudantes em Boston, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, para promover encontros com líderes e representantes da diversidade do Brasil. 

Andrade chamou a atenção pelo seu projeto Salvaguarda, que busca desmistificar o ingresso nas universidades públicas do País, por meio de explicações sobre o funcionamento, direitos e oportunidades para alunos de escolas públicas. 

O programa conta com voluntários de todos os Estados do País e tem o objetivo de ser inserido em todas as escolas públicas de Ribeirão Preto até o fim de 2020. A ideia é expandir o projeto para escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo. No total serão mais de 17 mil estudantes beneficiados. 

O programa recebe apoio de diversos profissionais, além da Prefeitura do Campus da USP em Ribeirão Preto (PUSP-RP), do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes) da FEA-RP e da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace). Também contou com a estudante Hariff Eleonara Barbosa, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, na construção do projeto. .

 

O projeto visita escolas e difunde informações sobre vestibular, cursinhos e o acesso à universidade – Foto: Vinicius de Andrade/Arquivo pessoal

 

A conferência é organizada pela comunidade brasileira de estudantes de Boston, nos Estados Unidos, e será nos dias 3 e 4 de abril, com debates sobre temas relacionados à cultura, economia, política e também sociedade. A proposta é apoiar ideias que possam melhorar a vida dos brasileiros. São dois representantes de cada região e Andrade é um dos representantes do Sudeste. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.