Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia empossa nova diretoria

O novo diretor, José Soares Ferreira Neto, e a nova vice-diretora da unidade, Denise Tabacchi Fantoni, tomarão posse no dia 27 de novembro

22/11/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 28/11/2019 as 16:23

O novo diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), José Soares Ferreira Neto, e a nova vice-diretora da unidade, Denise Tabacchi Fantoni, tomarão posse no próximo dia 27 de novembro. A cerimônia será realizada às 16h, na sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, em São Paulo (Rua da Reitoria, 374, na Cidade Universitária).

O novo diretor José Soares Ferreira Neto – Foto: Ivete Silva /=Comunicação FMVZ

José Soares Ferreira Neto é médico veterinário, mestre em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses e doutor em Patologia Experimental e Comparada, todos pela USP. Fez pós-doutorado em Programas Sanitários na Europa. É professor titular do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da FMVZ, consultor científico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para vários programas nacionais e coordenador do Centro Colaborador em Saúde de Animais Terrestres e Aquáticos do Ministério.

Denise Tabacchi Fantoni é a nova vice-diretora – Foto: Ivete Silva/Comunicação FMVZ

Denise Tabacchi Fantoni possui graduação em Medicina Veterinária, mestrado em Patologia Experimental e Comparada e doutorado em Clínica Cirúrgica Veterinária, todos pela FMVZ.  É professora titular do Departamento de Cirurgia e atua na área de Medicina Veterinária com ênfase em anestesiologia animal, abordando, dentro de suas linhas de pesquisa, os temas anestesia, analgesia, choque e ecocardiografia. Foi chefe do Departamento de Cirurgia e coordenou o Programa de Pós-Graduação em Clínica Cirúrgica Veterinária.

Centenário

Em 2019, a FMVZ comemora seus 100 anos de criação. O curso que deu origem à faculdade foi criado em 18 de dezembro de 1919 e funcionava no Instituto Butantan. Em abril de 1924, passou a funcionar na Rua Pires da Mota, no bairro da Aclimação, em São Paulo. Em 1928 foi criada a Escola de Medicina Veterinária de São Paulo, que, em 1934, foi uma das sete instituições que compuseram o embrião de fundação da USP. Sua primeira turma se formou em 1938.

Atualmente, a faculdade tem linhas de pesquisa em cirurgia, clínica médica, nutrição e produção animal, medicina veterinária preventiva e saúde animal, patologia e reprodução animal e é uma das três únicas instituições brasileiras com acreditação aprovada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Fachada do prédio da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) – Foto: Marcos Santos/USP Imagens