“Reafirmo o compromisso de conduzir a Poli sempre para frente e alcançar novos patamares”, diz diretor

No dia 10 de março, tomaram posse o novo diretor da Escola Politécnica (Poli), Reinaldo Giudici, e o novo vice-diretor, Silvio Ikuyo Nabeta

11/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 14/03/2022 as 11:00
(Da esq. p/ dir.) O vice-diretor Silvio Ikuyo Nabeta, o diretor Reinaldo Giudici e ex-diretora da Poli, Liedi Legi Bariani Bernucci – Marcos Santos/USP Imagens

Em uma cerimônia realizada no dia 10 de março, tomaram posse o novo diretor da Escola Politécnica (Poli), Reinaldo Giudici, e o novo vice-diretor, Silvio Ikuyo Nabeta. Devido às restrições sanitárias, o evento foi realizado no auditório Prof. Francisco Romeu Landi, localizado no prédio da Administração da Poli, com público reduzido, e transmitido on-line.

Giudici iniciou seu discurso destacando que assume o cargo com gratidão e responsabilidade e tendo como principais premissas de sua gestão, que abrange o período de 2022 a 2026, os lemas da Escola: “Tradição e Modernidade” e “Formação de Engenheiros e Líderes”.

Dentre seus principais projetos estão a ampliação de espaços de estudos inovadores que permitam a criatividade dos alunos, a implementação de novas disciplinas ligadas à inovação na grade curricular, o fomento à internacionalização, desenvolvimento de projetos visando à aproximação da Escola com a sociedade e o incentivo à realização de grandes projetos multidisciplinares. “Reafirmo meu compromisso e responsabilidade de conduzir a Escola sempre para frente e alcançar novos patamares”, ressaltou.

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior, fez menção à atuação da Poli na nova gestão, que conta com professores na liderança de órgãos centrais da Reitoria. Carlotti afirmou que “a Poli é um orgulho para a Universidade de São Paulo, e a Reitoria está sempre com as portas abertas para a Escola”.

(Da esq. p/ dir.) Silvio Ykuyo Nabeta, Liedi Legi Bariani Bernucci, Reinaldo Giudici, Carlos gilberto Carlotti Junior, Maria Arminda do Nascimento Arruda e Maria Helena Cury Gallottini – Marcos Santos/USP Imagens

“Estamos assumindo em um momento em que a USP venceu uma crise financeira, a sociedade está vencendo uma crise sanitária. Agora, é um momento de inflexão, de aproveitarmos a situação econômica favorável da Universidade e o fim da pandemia para fazermos planos, agilizarmos tudo que precisamos fazer e elevar o nível da Universidade a outros patamares, principalmente em relação ao ensino, à extensão e à pesquisa. Quero trabalhar junto com a Poli para construirmos uma melhor Escola e uma melhor Universidade de São Paulo”, considerou.

O encerramento do evento foi marcado pelo descerramento do quadro da professora Liedi Bernucci, ex-diretora da Unidade, que irá integrar a Galeria de Diretores.

Também participaram da cerimônia a vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda; a secretária-geral da Universidade, Marina Helena Cury Gallottini; além dos professores que fazem parte da Congregação da Escola.

Quem são

Reinaldo Giudici é graduado, mestre e doutor pela Poli e é professor titular do Departamento de Engenharia Química desde 1999. Foi o vice-diretor da unidade na gestão de 2018 a 2022, a qual contava com a professora Liedi Bernucci como diretora. O docente tem experiência na área de Engenharia Química, principalmente em reatores químicos. Atuou especialmente em estudos sobre modelagem matemática, simulação e otimização de processos, engenharia de reações químicas, engenharia de reações de polimerização e monitoramento em linha de processos de polimerização.

Sílvio Ikuyo Nabeta é docente do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Poli desde 1997 e professor titular desde 2012. Possui graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela Poli e doutorado em Génie Eléctrique pelo Institut National Polytechnique de Grenoble, na França. É sócio-fundador das empresas SBMag – Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo e ICS – International Compumag Society. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em máquinas elétricas e dispositivos de potência, e realiza pesquisas principalmente sobre temas como máquinas elétricas e método dos elementos finitos.

Assista, a seguir, à íntegra da cerimônia.