Cantor Péri lança álbum com músicas de Dorival Caymmi

“O Bem do Mar” traz 15 músicas da fase praieira do compositor baiano

 06/11/2019 - Publicado há 4 anos

Ouça nos links abaixo a íntegra do programa Via Sampa Estúdio, da Rádio USP (93,7 MHz), que no dia 4 de novembro de 2019 apresentou entrevista com o cantor e compositor baiano Péri, autor do CD O Bem do Mar, com 15 músicas de Dorival Caymmi.  

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

A proverbial lentidão do cantor e compositor baiano Dorival Caymmi – “Diz-se que, na Bahia, existem três velocidades: devagar, muito devagar e Dorival Caymmi” – tem um motivo: a perfeição é algo que se atinge depois de muito tempo. É por isso que Caymmi levava vários anos – em alguns casos, uma década inteira – antes de gravar suas composições.

Essa explicação foi dada pelo também cantor e compositor baiano Péri, em entrevista no programa Via Sampa Estúdio, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitida no dia 4 de novembro. “Nós, compositores, sabemos bem isso”, disse Péri no programa. “Ouvindo músicas que gravei há cinco anos, por exemplo, eu vejo que, se eu tivesse esperado mais para gravar, eu teria mudado algumas coisas nelas” (ouça nos links acima a íntegra do programa Via Sampa Estúdio que apresentou entrevista com Péri).

Péri foi aos estúdios da Rádio USP para falar do seu mais recente lançamento, o CD O Bem do Mar, já disponível nas plataformas digitais, que traz 15 canções da “fase praieira” de Caymmi, aquela referente aos anos de juventude do compositor, passada no litoral baiano. O programa exibiu algumas das músicas do álbum e, ao vivo, acompanhado do violão, Péri entoou História de Pescador.

Entre as obras presentes em O Bem do Mar estão Morena do Mar – título de um clipe de Péri lançado neste mês -, O Mar, É Doce Morrer no Mar e Quem Vem pra Beira do Mar. No CD, Péri dá a essas composições uma versão minimalista, utilizando apenas voz e guitarra semiacústica.

O cantor e compositor baiano Dorival Caymmi (1914-2008) – Foto: Evandro Teixeira / Reprodução via TV Cultura / Fundação Padre Anchieta

“Estou muito feliz. Eu nunca imaginei, não planejei isso. Caymmi sempre esteve num pedestal para mim”, revelou Péri. “Mas fico feliz por ter conseguido fazer essa pequena homenagem a esse grande artista brasileiro, com quem me identifico demais.”

O novo trabalho de Péri está disponível gratuitamente nas plataformas digitais, onde o artista pode ser localizado no endereço @periandro. O CD foi produzido pela Baticum Produtora (www.baticum.com.br). O site oficial do cantor é www.peri.art.br.

O Bem do Mar, novo álbum de Péri – Foto: Divulgação

Nove discos

Nascido em 1965 na capital baiana, Salvador, onde teve os primeiros contatos com a música ainda na infância, Péri – ou Periandro Cordeiro Nogueira – vive em São Paulo desde 1991. De 1997 até hoje, já gravou nove discos: A Cama e a TV, Morda Minha Língua, Ladainha, Samba Passarinho, Segundo Tempo, Vibe, 2012, O Eterno Retorno e o recém-lançado O Bem do Mar.

Como informa o site oficial do cantor, o CD Samba Passarinho foi finalista do Grammy Latino em 2006, do Prêmio Tim, também em 2006, e do Projeto Rumos Itaú,  em 2005.

Em 1998, Péri fundou a Baticum Produtora, em parceria com Rodrigo Fonseca. Entre os intérpretes que já gravaram músicas de Péri estão Gal Costa, Vânia Abreu, Jussara Silveira, Bia Góes, Patricia Talen, Denise Melo, Carlos Navas, Zé Guilherme e a banda Pau D’Água.

O programa Via Sampa vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) diariamente, das 12 às 13 horas, inclusive pela internet (www.jornal.usp.br/radio).

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.