“Revoredo” inspira festival de viola em praia da Bahia

Organizado por aluno da USP, evento no litoral sul baiano inclui encontro de violeiros em barracas de praia

O programa Revoredo desta quinta-feira, dia 7 de novembro, traz conversa com o violeiro Caio de Souza, aluno do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, sobre processos de criação e os últimos lançamentos do músico.

Souza é o criador do Festival de Viola Praieira, já em sua segunda edição, que será realizado de 5 a 11 de janeiro de 2020 na praia de Cumuruxatiba, no litoral sul da Bahia. O evento conta com extensa programação, incluindo noites de concerto, contação de causos e “samba violado”. Durante o dia haverá encontros de viola em barracas de praia. “O festival, querendo ou não, respira um pouco a influência do Revoredo nessa questão de olhar a viola caipira instrumental e como ela se insere.”

Souza fala ainda da trajetória do CD Foi Amanhã, Será Ontem, feito em parceria com Arthur Boscato, e sobre projetos desenvolvidos dentro e fora da Universidade, como a participação na USP Filarmônica. “Nunca havia tocado com uma orquestra antes. Foi uma experiência muito significativa. Acabei tomando gosto.” 

O programa exibe composições do violeiro, como Foi Amanhã, Será Ontem, Caçada, Brejeiro, Jacarandá, Lobo Guarânia e Forró da Penha. 

Ouça no link acima a íntegra do programa Revoredo.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.