Tecnologia 3D proporciona avanços para a medicina e a odontologia

Desde a elaboração do projeto até a execução de procedimentos cirúrgicos, a tecnologia 3D chega para ficar

 07/11/2019 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

Na atual era digital, a tecnologia alterou completamente a maneira como lidamos com atividades que antes eram totalmente analógicas. Pedimos transportes por aplicativos em celulares, nos entretemos com filmes, séries e demais vídeos em celulares, assim como também nos comunicamos por eles. Assim, áreas da saúde como medicina e odontologia não escapariam desse avanço, favorecidas com o uso de tecnologia 3D.

Nas cirurgias plásticas já é possível prever os resultados de procedimentos estéticos e, na odontologia, verificar como ficarão reabilitações e tratamentos como, por exemplo, as harmonizações faciais que estão na moda e atraem cada vez mais adeptos. Tudo isso é possível com a captura de imagens tridimensionais.

A professora Simone Soares, do Departamento de Prótese e Periodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, fala que “a tecnologia 3D, de uma forma geral, é para o paciente e a sociedade, porque ela diminui o incômodo de alguns procedimentos”. Ela lembra, ainda, que a tecnologia também possibilita a diminuição de etapas e de sessões clínicas.

Já na medicina, as cirurgias da face usufruem de ferramentas que facilitam o diagnóstico de problemas e a elaboração de planos de tratamentos. “Podemos fazer, utilizando a tecnologia 3D, comparação de parâmetros métricos entre diferentes possibilidades, com mais precisão e deixando o paciente ciente de tudo.”

 As novas tecnologias trazem para médicos e cirurgiões dentistas clareza, originalidade, objetividade, ineditismo, inovação e transparência nos tratamentos e procedimentos, isso tudo com previsibilidade. 

E, para maior entendimento sobre o assunto, acontecerá no dia 9 de novembro, em Bauru, das 8h30 às 18 horas, o simpósio Saúde 3D – A era digital na análise craniofacial: odontologia e medicina, que discutirá a tecnologia 3D e seus benefícios tanto para o profissional quanto para a sociedade.

O evento é direcionado aos profissionais interessados em tecnologia 3D. Detalhes e outras informações pelo e-mail  simposio3d@gmail.com.  

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.