Estudantes da USP realizam simulação de conferência das Nações Unidas

Evento reunirá estudantes, autoridades e acadêmicos entre os dias 5 e 8 de setembro

03/09/2019 - Publicado há 5 anos
A Cúpula dos Brics em 2019 é um dos temas do encontro neste ano – Imagem: montagem com fotos de Pixabay

Entre os dias 5 e 8 de setembro, será realizada a conferência estudantil USP Model United Nations (USPMUN), a simulação das Nações Unidas da USP, organizada por estudantes para estudantes. O USPMUN receberá na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP aproximadamente 400 jovens universitários e lideranças das mais diversas instituições de ensino internacionais e do Brasil. A abertura será na Faculdade de Direito (FD) da USP, em São Paulo.

Neste ano, o USPMUN colocará em pauta temas que abrangem diversas áreas de relações internacionais, economia, direito, diplomacia e gestão, além do Comitê de Imprensa, que realizará a cobertura das discussões. Uma das pautas será a Cúpula dos Brics 2019, em que o Brasil assume a presidência pro-tempore do bloco. O Comitê Brics contará com a participação de uma delegação de estudantes e pesquisadores da África do Sul.

+ Mais

Em projeto da USP, estudantes simulam reuniões de comitês da ONU

A organização conta que um dos seus maiores objetivos com a simulação é institucionalizá-la como membro orgânico e permanente da USP, cultivando maior cultura de debates acadêmicos plurais sobre pautas políticas, diplomáticas e econômicas.

O evento conta com apoio da Reitoria da USP, do Consulado da Coréia, da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, do Instituto Sociocultural Brasil-China, do Grupo LIDE China, entre outras instituições. Haverá a presença de autoridades e acadêmicos do assunto.

A cerimônia de abertura acontecerá no Salão Nobre da Faculdade de Direito (FD) da USP, localizada no Largo São Francisco, 95 – Centro, São Paulo-SP, às 20 horas, do dia 5 de setembro. Ela contará com a a presença do Chefe da Divisão BRICS do Itamaraty, Pedro Sloboda; do Cônsul-Geral da Coreia do Sul em São Paulo, Hak You Kim; do CEO da South African National Youth Development Agency, Waseem Carrim; da diretora do IRI e coordenadora do USPMUN, professora Janina Onuki; do Vice-Presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e Embaixador Osmar Chohfi; do professor da FGV, Oliver Stuenkel; da Embaixadora Irene Vida Gala, do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo; do CEO do Grupo LIDE China, José Ricardo dos Santos Luz ; do Presidente da IBRACHINA, Thomas Law ; do Presidente do Instituto Global Attitude, Rodrigo Reis; entre outras autoridades e acadêmicos

Nos outros dias, os encontros serão na FEA, Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 – Butantã, São Paulo. Ela contará

O evento é aberto ao público e não é preciso se inscrever para participar. A programação completa pode ser consultada no site do USPMUN.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP.