USP sedia evento internacional sobre sustentabilidade nos campi

Parcerias em prol do desenvolvimento universitário sustentável são tema da 13ª edição de evento internacional

10/06/2019 - Publicado há 5 anos
Foto: Visualhunt

.

A sustentabilidade nas universidades é um assunto de crescente importância no meio acadêmico. Por esse motivo, a USP se preocupa em potencializar suas medidas sustentáveis, participando da International Sustainable Campus Network (ISCN). A ISCN é uma organização sem fins lucrativos que congrega mais de 30 países em esforço conjunto para tratar da sustentabilidade no ensino, pesquisa e gestão dos campi. A conferência anual ISCN 2019 será sediada na Universidade de São Paulo, entre os dias 11 e 14 de junho. O tema do evento é Parcerias para o Progresso e contará com a exposição de trabalhos de representantes de universidades como Harvard e Yale.

Para saber mais sobre o intuito da organização e os detalhes do evento, o Jornal da USP no Ar conversou com a professora Fernanda da Rocha Brando Fernandez, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Ela explica que “a missão da rede ISCN é fornecer um fórum global para apoiar o intercâmbio de informações, ideias e melhores práticas para se alcançar a sustentabilidade nos campi, envolvendo pesquisa, ensino, extensão e gestão universitária”.

O desenvolvimento sustentável é o cerne da conferência, pautando-se na sustentabilidade ambiental, social e econômica. No entanto, as definições teóricas não suprem a prática. A troca de conhecimentos resultante do evento possibilita “uma interdisciplinaridade entre estruturas de governança e as atividades das universidades, para que essa sustentabilidade não se restrinja a questões de teor normativo, mas também inserida em práticas. Nós passamos boa parte do tempo dentro da universidade, então é muito importante que haja uma aplicação da teoria nesse ambiente, fazendo com que as universidades funcionem como laboratórios vivos de sustentabilidade”, explica a professora.

A USP participa dessa rede desde 2016. Naquele ano, a Universidade foi vencedora da categoria Excelência no Campus, tendo sido reconhecida pelo seu trabalho no processo de construção da política ambiental da USP, publicada posteriormente, em janeiro de 2018. As perspectivas para o evento que começa no dia 11 são muito positivas, principalmente pela possibilidade de obtenção e aplicação de novos conhecimentos, por meio de parcerias e trabalhos apresentados.

A participação na ISCN 2019 é destinada para os membros da rede e representantes de instituições de ensino que submeteram seus trabalhos previamente. Haverá apresentações e workshops. Além disso, os participantes poderão ter acesso a um aplicativo que reúne as atividades e disponibilizá-las. São previstas visitas técnicas em ambientes da Universidade, a discussão sobre propostas para a Agenda 2030 e várias outras atividades relacionadas ao tema.

A programação completa pode ser acessada no site do fórum.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.