A embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios, esteve na Reitoria da USP nesta terça, dia 26 de novembro. A visita faz parte de um planejamento da representação diplomática para ampliar as ações de cooperação acadêmica entre instituições espanholas e brasileiras: “Estamos trabalhando para fortalecer o que chamamos de diplomacia universitária e para nós é muito importante essa aproximação com a USP, por seu tamanho e por sua relevância”, comentou, lembrando a importância do fortalecimento da ciência para o combate aos problemas globais, entre eles, a emergência climática que afetou recentemente a cidade de Valência, na Espanha.
O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, que recebeu a diplomata em seu gabinete, reforçou o vigor do intercâmbio da USP com universidades do país ibérico: “Nos últimos cinco anos, enviamos 280 alunos para estudar na Espanha e recebemos aqui 140 alunos espanhóis. São mais de 185 convênios ativos nas mais diversas unidades”. Carlotti comentou a dificuldade em trabalhar a mobilidade internacional com um número grande de alunos, como é o caso da USP: “Temos mais de 90 mil estudantes, de modo que seria impossível enviar todos para intercâmbios no exterior. Por isso, também temos investido muito em ações que trazem laboratórios e pesquisadores do exterior para dentro da USP, além da promoção de cursos on-line com professores estrangeiros”.
Na reunião foram discutidas as possibilidades de cooperação envolvendo a sociedade civil e as empresas espanholas que atuam em São Paulo. “A Espanha é, hoje, o segundo maior investidor no Brasil, perdendo apenas para os Estados Unidos. Temos uma quantidade muito grande de companhias atuando aqui, inclusive de grandes porte, que podem participar de atividades que interessam ao público universitário. De outro lado, boa parte do público espanhol desconhece todo o potencial que São Paulo oferece e precisamos colocar a cidade na cabeça das pessoas”, afirmou o cônsul-geral da Espanha em São Paulo, Pablo Montesino-Espartero.
Também participaram do encontro o diretor do Instituto Cervantes em São Paulo, Daniel Gallego, que abordou possibilidades para a disseminação do ensino do idioma espanhol para a comunidade USP; e o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Sergio Proença, que apresentou dados sobre a internacionalização da USP e sobre o relacionamento da Universidade com instituições espanholas.
A programação da embaixadora na USP incluiu uma visita ao Centro Intercultural Internacional, espaço da Aucani que sedia exposições, cursos, palestras, apresentações artísticas e atividades culturais de diversos países e culturas.