Momento Tecnologia #11: USP estabelece política para descarte de resíduos eletrônicos

O Cedir, Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática da Escola Politécnica da USP, desenvolveu um programa de descarte e reúso de lixo eletrônico estabelecendo uma política dessa prática para dentro e fora da Universidade. Hoje, além desses serviços, o programa também conserta equipamentos e os empresta sem fins lucrativos para diferentes pessoas e instituições

11/06/2019 - Publicado há 5 anos
Momento Tecnologia - USP
/

De acordo com relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), o mundo produzirá 120 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano até 2050. Menos de 20% do lixo eletrônico produzido é reciclado.

Os impactos esbarram na saúde da população e na poluição do meio ambiente. Mas não só isso, há perda dos materiais utilizados, que em sua maioria são escassos e valiosos. Ainda segundo a ONU, até 7% de todo o ouro no mundo pode estar jogado em aterros.

Esse descarte, feito nos aterros, contamina o solo e os lençóis freáticos, afetando o fornecimento de alimentos e recursos hídricos. Além dos impactos na saúde da população e a poluição do meio ambiente, há uma perda significativa de materiais utilizados na produção desses equipamentos que são escassos, valiosos ou elementos raros.

Há dez anos a Universidade de São Paulo se preocupa com essa questão e vem elaborando uma política para o reaproveitamento e o descarte adequado do lixo eletrônico gerado principalmente pela rápida evolução da tecnologia de informática. Os principais alvos são os equipamentos de informática e de telecomunicações usados frequentemente na USP e que ficam obsoletos.

Teresa Cristina Carvalho é coordenadora e criadora do Laboratório de Sustentabilidade ligado ao Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP, e realiza o serviço de descarte adequado e reaproveitamento de lixo eletrônico. Foi assim que o  Cedir, Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática da USP, foi criado. Seu papel é o de estabelecer uma política para o descarte adequado e reúso desses materiais dentro e fora da Universidade.

Nesta edição do podcast Momento Tecnologia, os idealizadores do projeto explicam como funciona esse serviço e como você também pode utilizá-lo.

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Tecnologia. Estamos também no Spotify, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.

Reportagem e apresentação: Cinderela Caldeira

Edição de Áudio e Sonorização: Beatriz Juska

Momento Tecnologia
Produção: Julia Estanislau, Guilherme Castro Sousa, Alessandra Ueno