Herbicida mais usado no Brasil é acusado de desenvolver câncer

Júri nos Estados Unidos aponta Roundup como importante agente no surgimento de um linfoma. Decisão é contestada

 28/03/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 29/03/2019 as 10:47
Por

O agrotóxico mais usado no Brasil e no mundo volta a sentar no banco dos réus, nos Estados Unidos, acusado de ter participação importante no desenvolvimento de um câncer, o linfoma não Hodgkin, em um idoso que vive na Califórnia. A decisão do júri é contestada pela Bayer, grupo alemão responsável pelo produto.

O vilão em questão é o herbicida Roundup, produzido à base do glifosato, um composto usado para matar ervas daninhas que competem com as culturas e comprometem a produção agrícola.

Foto: Divulgação / Idec / CFN

Em 2015, a Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer, da Organização Mundial da Saúde, soltou documento em que afirma que o glifosato é provavelmente cancerígeno para humanos.

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos rebateu, dizendo que é seguro quando usado com cuidado. A verdade é que não há estudo científico que comprove que o Roundup provoque câncer, por isso a decisão do júri, da qual cabe recurso, foi equivocada.

Essa é a visão do engenheiro agrônomo José Otávio Machado Mentem, professor da  Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), de Piracicaba. Para o professor, qualquer comprovação científica de que o Roundup possa provocar câncer implica mudança de protocolo na liberação do produto para uso agrícola.

Ele garante que é com base nesses protocolos internacionais que a Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, atua na liberação dos insumos agrícolas.

Ouça a entrevista no link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.