Poupança perde espaço no mercado de investimentos conservadores

Tesouro Direto e fundos ETF se destacam por alta rentabilidade e baixa tributação

 21/09/2018 - Publicado há 6 anos

jorusp

Logo da Rádio USP

O investidor conservador, que tem aplicado renda na poupança, tem uma nova opção para aplicar em renda fixa, o primeiro fundo do tipo ETF (do inglês Exchange Trade Funds), ou seja, baseado em um índice, que segue o desempenho dos contratos de juros futuros (DIs) com prazo médio de três anos. Uma das vantagens é a alíquota do Imposto de Renda, inferior à de investimentos tradicionais, como os fundos, Tesouro Direto e  Certificados de Depósitos Bancários (CDBs). Além disso, pode ser feito com baixo valor de aplicação, a partir de R$ 100, por exemplo.

Arte sobre foto de Marcos Santos / USP Imagens

Buscando esclarecer a complexidade que é o mercado de investimentos, o professor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, José Roberto Savóia, explicou que o fundo ETF simula o desempenho do DI. É um investimento que busca uma renda fixa, com correção próxima da taxa Selic, o juro básico da economia, e que tem a vantagem de ser tratado como renda variável, o que leva a uma tributação menor. O professor diz que será uma excelente alternativa para o investidor que conta hoje com o Tesouro Direto, com o CDB e com a poupança, para os mais conservadores.

Savóia conta, também, que a poupança perdeu competitividade frente a instrumentos de renda fixa. As pessoas que buscam um investimento mais conservador e não se mantiveram com a poupança migraram para o Tesouro Direto, que é um título público, e, portanto, com baixa probabilidade de quebrar. Ele explica que esse tipo de investimento é, de fato, mais vantajoso que a poupança, devido à rentabilidade, que pode atingir a marca de 1% a 1,5% ao ano, além de algumas instituições financeiras terem zerado a cobrança de serviços sobre a manutenção de conta de Tesouro Direto.

Por fim, o professor lembra que o investidor deve se atentar à alíquota de Imposto de Renda descontada da aplicação e à taxa de administração cobrada, que precisa ser colocada na balança com o rendimento líquido (pós-deduções) que o investimento trará. Para isso, Savóia sugere que se peça à instituição financeira uma simulação dos rendimentos após um ano.

Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP,  Faculdade de Medicina e Instituto de Estudos Avançados. Busca aprofundar temas da atualidade de maior repercussão, além de apresentar pesquisas, grupos de estudos e especialistas da Universidade de São Paulo.
No ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93,7, em Ribeirão Preto FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.