Nobel de Economia premia novas formas de conhecimento da realidade

O professor Gilson Schwartz destaca aspectos que considera reveladores nos trabalhos dos economistas premiados

Em sua coluna de hoje (21), Gilson Schwartz destaca os três economistas premiados com o Nobel por seus trabalhos empíricos e experimentais. “Há um equívoco muito comum de achar que lidar com dados ou lidar com a realidade é algo sem imaginação; ao contrário, é exatamente esse mergulho científico na realidade, de várias formas, com várias abordagens,que vai permitir então não só conhecer melhor a realidade, mas inventar novas realidades”, diz o colunista.

Schwartz destaca as pesquisas que esse trio de economistas realizou na área digital, tratando sobretudo da pobreza digital, algo que produz um aumento da desigualdade. De acordo com ele, é preciso mergulhar nessa nova realidade para dela extrair dados que possam contribuir para o desenvolvimento humano.


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar toda segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.

 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.