Boletim explica o funcionamento dos pulmões

Professor Tirapelli explica que é um órgão tão importante que, se o pescoço for alvo de algum objeto perfurante, ele será atingido

 08/06/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 09/08/2018 as 14:39
Por
Logo da Rádio USP

No Anatomia Responde, o professor Luis Fernando Tirapelli descreve os pulmões, os dois principais órgãos do sistema respiratório. Tirapelli diz que os pulmões apresentam pequenas diferenças na sua forma, já que possuem relações diferentes com órgãos vizinhos.

“O pulmão direito é mais largo e mais baixo que o esquerdo, já o pulmão esquerdo possui maior altura e menor largura quando comparado ao direito, o que é explicado pelo  ápice do coração.” Segundo o professor, os pulmões são envolvidos por uma membrana chamada pleura, que tem uma base mais larga inferior e repousa no músculo do diafragma. O ápice superior dos pulmões se encontra acima da cavidade torácica, na parte inferior do pescoço. Assim, nas lesões da raiz do pescoço, quando atingido por um objeto perfurante, por exemplo, os pulmões podem ser afetados.             

Ouça, no link acima, a íntegra do Boletim Anatomia Responde, produzido e apresentado pelo professor Luis Fernando Tirapelli, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.