Campanha busca recursos para lançar experimentos de estudantes ao espaço

Projeto da USP em São Carlos é voltado à divulgação da ciência e engenharia entre os jovens

05/06/2018 - Publicado há 6 anos
Foto: Divulgação / Zenith Aerospace – EESC USP

.

Um grupo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP voltado à divulgação da ciência e da engenharia busca recursos para levar experimentos científicos criados por crianças e jovens para a estratosfera. A campanha de financiamento coletivo tem como meta arrecadar R$ 10 mil até o dia 19 de junho.

O lançamento está previsto para o dia 11 de agosto. Uma sonda suspensa por um balão de alta altitude levará os projetos: são experimentos criados por alunos de ensino fundamental e médio de mais de trinta escolas brasileiras, tanto públicas como privadas.

A iniciativa é do grupo Zenith Aerospace, voltado para o estudo e desenvolvimento de sistemas com aplicação na indústria aeroespacial. Os contribuidores do financiamento receberão recompensas de acordo com o valor doado, podendo até levar a sonda para casa.

Assista ao vídeo da campanha:

.
Em 2017, sondas com a mesma proposta foram desenvolvidas e em abril deste ano foi lançada a Garatéa III. Ela carregava três experimentos, entre eles um com sementes de alface, com o intuito de estudar se há diferença de germinação e desenvolvimento, pretendendo abrir caminho para a prática de agricultura terrestre.

O ambiente estratosférico contém características semelhantes ao ambiente espacial, como temperatura, pressão e radiação, o que o torna um interessante objeto de pesquisa para crianças e adolescentes que queiram propor experimentos na área.

Para mais informações, acesse o perfil do projeto na plataforma Catarse ou a página do Zenith Aerospace no Facebook.

Projeto da USP vai levar experimentos de estudantes para o espaço