Conheça o planeta onde chove ferro

No gigante gasoso WASP-76 b, a diferença extrema de temperatura entre os lados do dia e da noite resulta em fortes ventos que levam o vapor de ferro para o lado mais frio, onde “chove”

Um grupo de astrônomos encontrou um planeta fora do nosso sistema solar onde a chuva não é de água, mas de ferro. O exoplaneta WASP-76 b é um gigante gasoso a 640 anos-luz da Terra, onde a temperatura pode chegar a 2.400 graus Celsius, e foi identificado com ajuda do observatório ESO, no Chile.

O astrofísico João Steiner é quem nos conta sobre esse impressionante objeto e sua dinâmica na coluna Entender Estrelas. Clique no player acima para ouvir.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, vai ao ar toda sexta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.