Os grandes bilionários e a nova fase da imprensa norte-americana

Especialista comenta a compra do jornal “LA Times” e quais são as atuais mudanças do jornalismo nos EUA

 05/03/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 07/11/2018 as 7:59

Logo da Rádio USP

A coluna “Horizontes do Jornalismo” discute hoje a compra do jornal norte-americano LA Times, o qual hoje pertence ao bilionário da biotecnologia Patrick Soon-Shiong. A compra trata de mais uma transação milionária envolvendo um veículo de comunicação tradicionalmente familiar, como foi o caso do Washington Post, atualmente patrimônio de Jeff Bezos, dono da Amazon.

Para o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, isso faz parte de uma mudança nos padrões da imprensa dos Estados Unidos e da crise estrutural pela qual passa o setor. “Bilionários começaram a comprar jornais, bilionários que não tinham nenhuma tradição de imprensa, e compraram por um preço muito abaixo do real valor da marca e do valor material que esses jornais tinham no século 20”, comenta. Segundo o professor, tal mudança pode ser vantajosa ou desvantajosa, é preciso que esses jornais sejam postos à prova para que se saiba o que prevalece, a visão jornalística e o interesse público ou o interesse dos empresários e acionistas.

Confira a coluna completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.