USP e Estadão fazem parceria para ampliar divulgação da Universidade

Conteúdo produzido pelo site Jornal da USP também estará disponível ao público via Estadão

 23/01/2017 - Publicado há 7 anos
Por

20170123_00_parceria_estadao2
.
Desde o dia 19 de janeiro, as principais notícias do Jornal da USP também estão disponíveis aos leitores do portal do Estado de S. Paulo. A ação é uma parceria entre os veículos para ampliar a divulgação do conhecimento gerado na Universidade em forma de vídeos, áudios, textos, infográficos e imagens produzidos de segunda a sexta-feira pela equipe do Jornal.

Jornal da USP é totalmente dedicado aos assuntos relacionados à instituição, que é uma das maiores da América Latina, informando o público sobre pesquisas científicas, atividades culturais, o dia a dia universitário, além de trazer a análise de especialistas sobre temas de interesse da sociedade, seja em forma de artigos ou entrevistas. São quase 25 publicações diárias sobre a USP. Esses são alguns dos motivos que levaram o Estadão a se tornar um parceiro do veículo de comunicação da Universidade.

Luis Fernando Bovo Foto: Marcio Fernandes/Estadão
Luis Fernando Bovo, do Estadão – Foto: Marcio Fernandes/Estadão

“O conteúdo do Jornal da USP tem muita afinidade com o conteúdo do Estadão, um conteúdo de qualidade, aprofundado, com boas fontes. Apesar das redes sociais, dos virais, tem muita gente interessada nisso. Muitos dos nossos leitores, talvez, nem conheçam o Jornal da USP, então vamos apresentá-lo a eles”, conta Luis Fernando Bovo, editor executivo de Conteúdos Digitais no Estadão.

As principais notícias produzidas pela equipe da USP estarão diariamente em todas as plataformas do Estadão: redes sociais, home do site, newsletters e whatsapp. “Serão assuntos que casam com o assunto do dia e até mesmo conteúdos não ligados, como o que acontece nos campi do interior, congressos, etc. Tudo isso pode estar presente, pois o leitor não quer só saber de hard news. Todos os leitores que entrarem para ler a home do Estadão, que é uma das mais relevantes no País, verão os conteúdos do Jornal da USP”, segundo Bovo.

E foi justamente em busca de uma audiência maior para as notícias sobre a Universidade que a Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP, responsável pelo Jornal, firmou a parceria. “A audiência do portal Estadão é muito maior do que a audiência atual do Jornal da USP, e a presença de links no site deles para nossos conteúdos trará às nossas reportagens e artigos uma visibilidade ampliada, alcançando um total de leitores muito maior do que temos hoje”, explica Marcia Blasques, chefe da Divisão de Mídias On-line da SCS.

cia Blasques, chefe da Divisão de Mídias On-line da SCS - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Marcia Blasques, chefe da Divisão de Mídias On-line da SCS – Foto: Jorge Maruta/USP Imagens

Ela destaca ainda que a escolha do Estadão se inspira na relação histórica que existe entre a USP e o jornal O Estado de S. Paulo.

“É de conhecimento geral que a concepção da Universidade se deu dentro da redação do Estado. Desde então, as parcerias foram muitas. Até hoje, grandes eventos produzidos por nós contam com a parceria deste veículo da imprensa. Para citar um, bem recente, podemos falar do USP Talks, realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Estadão. A identidade entre as duas instituições é tão natural que o ambiente digital do portal Estadão em nada conflita com os propósitos da USP.”

A parceria com o Estadão, no entanto, não impede que outros veículos reproduzam as notícias do Jornal da USP, desde que citada a fonte. “O que estamos fazendo com a parceria é dar ao conteúdo do Jornal um endereço a mais, quer dizer, o Jornal da USP passará a integrar também o portal do Estadão, mas seus textos e artigos, que são públicos por definição, poderão ser publicados por qualquer outro veículo”, ressalta Marcia.

Site Jornal da USP

Lançado em maio de 2016, o site Jornal da USP trouxe para o meio digital uma experiência de 32 anos da publicação que, até então, era impressa. O Jornal da USP é produzido pela Superintendência de Comunicação Social da USP com o apoio das áreas de comunicação das unidades, institutos, museus e prefeituras dos campi de toda a Universidade.

As informações publicadas no Jornal são dividas em cinco grandes áreas: Ciências, traz a produção científica – em todas as áreas do conhecimento – realizada pela USP, e seus desdobramentos; Cultura, aborda a produção cultural e artística na Universidade; Atualidades, traz especialistas da USP para esclarecer, dar seu ponto de vista, e mesmo explicar questões em debate na sociedade; Universidade, assuntos sobre o cotidiano universitário que engloba desde o vestibular a projetos de atendimento à comunidade; e Institucional, divulgação de portarias, decisões e determinações da Reitoria, entre outros temas da política da USP.

O site também possui uma seção chamada Acontece na USP que mostra ao público os eventos relacionados à Universidade ou sediados nela, como cursos, exibições de filmes, peças, palestras e colóquios. Há ainda uma página com todas as reportagens especiais realizadas pela equipe jornalística e a seção de Artigos com textos de pesquisadores, professores e alunos da USP.

As notícias em vídeo produzidas pelo Jornal da USP estão na seção TV USP. Já o conteúdo em áudio está disponível na área Rádio USP. O site disponibiliza ainda o serviço gratuito de Radioagência USP, no qual é possível fazer o download de programas da Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto para serem reproduzidos comercial e não comercialmente, desde que citada a fonte. O público ainda pode ouvir ao vivo as duas programações pelo site.

Para ter acesso a todo esse conteúdo, é só escolher a plataforma: o Jornal da USP está disponível em aplicativo, nas redes sociais Facebook, Twitter e YouTube, ou ainda por e-mail através da assinatura gratuita de uma newsletter enviada de segunda a sexta-feira.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.