Projetos da USP integram plataforma de inovação e políticas públicas

Soluções propostas por alunos de Ribeirão Preto foram selecionados pela plataforma Brasil Inovador

Por - Editorias: Universidade
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail
Projetos selecionados propõem soluções para a transparência nas licitações públicas e a melhoria da gestão de resíduos sólidos – Foto: Divulgação/Nexos Gestão Pública

.
A Brasil Inovador, plataforma de soluções inovadoras e criativas em políticas públicas, selecionou dois projetos desenvolvidos por alunos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP.

A plataforma oferece soluções com foco na gestão de dados, tecnologia de informação e economia comportamental. As soluções têm que ser de baixo custo, replicáveis e de alto impacto. Esses projetos são disponibilizados aos órgãos públicos e investidores interessados.

O PALP é uma plataforma de acompanhamento de licitações públicas online, desenvolvida por membros da Nexos Gestão Pública durante o Hackathon USP para e-Governance, em 2016. A proposta, que venceu a categoria Transparência e Combate à Corrupção, apresenta dados relacionados à empresa que vai executar o contrato de licitação, o valor do contrato, informações sobre a execução e o prazo de término da obra pública, o que possibilita o acompanhamento de todo o processo.

O outro projeto que passa a integrar o Brasil Inovador é o Seletivas, também desenvolvido por membros da Nexos, em 2016. Ele busca melhorar a qualidade da gestão de resíduos sólidos na cidade de Ribeirão Preto por meio do aplicativo Selecta, que informa o local exato de pontos de descarte de resíduos seletivos, bem como o dia em que o caminhão da coleta passará  em determinado bairro.

A Nexos é uma organização estudantil da Fearp que conta com apoio do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic), coordenado pelos professores Claudia de Souza Passador e João Luiz Passador, ambos  da Fearp. O objetivo da organização é desenvolver projetos, em parceria com o setor público e privado de Ribeirão Preto, que visem melhorar a qualidade de vida da população da cidade e da região.

A plataforma Brasil Inovador é uma iniciativa do Laboratório de Políticas Públicas, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

Com informações de Lívia de Oliveira Furlan, de Ribeirão Preto

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados