Projetos da USP integram plataforma de inovação e políticas públicas

Soluções propostas por alunos de Ribeirão Preto foram selecionados pela plataforma Brasil Inovador

25/05/2017 - Publicado há 7 anos
Projetos selecionados propõem soluções para a transparência nas licitações públicas e a melhoria da gestão de resíduos sólidos – Foto: Divulgação/Nexos Gestão Pública

.
A Brasil Inovador, plataforma de soluções inovadoras e criativas em políticas públicas, selecionou dois projetos desenvolvidos por alunos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP.

A plataforma oferece soluções com foco na gestão de dados, tecnologia de informação e economia comportamental. As soluções têm que ser de baixo custo, replicáveis e de alto impacto. Esses projetos são disponibilizados aos órgãos públicos e investidores interessados.

O PALP é uma plataforma de acompanhamento de licitações públicas online, desenvolvida por membros da Nexos Gestão Pública durante o Hackathon USP para e-Governance, em 2016. A proposta, que venceu a categoria Transparência e Combate à Corrupção, apresenta dados relacionados à empresa que vai executar o contrato de licitação, o valor do contrato, informações sobre a execução e o prazo de término da obra pública, o que possibilita o acompanhamento de todo o processo.

O outro projeto que passa a integrar o Brasil Inovador é o Seletivas, também desenvolvido por membros da Nexos, em 2016. Ele busca melhorar a qualidade da gestão de resíduos sólidos na cidade de Ribeirão Preto por meio do aplicativo Selecta, que informa o local exato de pontos de descarte de resíduos seletivos, bem como o dia em que o caminhão da coleta passará  em determinado bairro.

A Nexos é uma organização estudantil da Fearp que conta com apoio do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic), coordenado pelos professores Claudia de Souza Passador e João Luiz Passador, ambos  da Fearp. O objetivo da organização é desenvolver projetos, em parceria com o setor público e privado de Ribeirão Preto, que visem melhorar a qualidade de vida da população da cidade e da região.

A plataforma Brasil Inovador é uma iniciativa do Laboratório de Políticas Públicas, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

Com informações de Lívia de Oliveira Furlan, de Ribeirão Preto