Matemática aplicada: os problemas do mundo real explicados em números

Programa Abrace uma Carreira fala sobre a formação na área e entrevista professora da USP em São Carlos

Foto: Nilton Júnior – ArtyPhotos

Um curso que une o que há de melhor na matemática e na computação: assim é o Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica, oferecido pela USP no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), em São Carlos.

Para falar sobre as possibilidades profissionais de quem se forma no curso e explicar que tipos de disciplinas ele envolve, o programa Abrace uma Carreira recebeu, no dia 24 de agosto, a professora Cibele Russo Noveli. Pesquisadora na área de probabilidade e estatística, Cibele já foi aluna do curso e hoje dá aulas no ICMC.

A graduação é focada na aplicação de técnicas matemáticas, estatísticas e computacionais na resolução de problemas de diferentes áreas, tais como engenharia, medicina, agricultura, estatística, finanças, entre outras. A professora explica que o curso tem três ênfases: Otimização, Mecânica dos Fluidos Computacional, e Estatística.

A USP tem vários cursos de graduação em Matemática Aplicada, cada um com suas especificidades:

Ouça o programa na íntegra:

Bloco 01

Bloco 02

Bloco 03

O Abrace uma Carreira é produzido e apresentado pela jornalista Miriam Ramos. O programa vai ao ar na Rádio USP – 93,7 FM MHz, toda quinta-feira, às 13 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas. Contato e sugestões pelo e-mail miriamramos@usp.br.