Alunos de ensino médio podem passar uma semana com cientistas da USP

Pré-inscrições para a Escola de Física Contemporânea, realizada em São Carlos, vão até 4 de maio

21/03/2018 - Publicado há 6 anos
Programação do curso inclui encontros expositivos e experimentais ministrados por professores da USP – Foto: Comunicação / IFSC-USP

.
O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP abriu, no dia 12 de março, as pré-inscrições para a edição 2018 da
Escola de Física Contemporânea (EFC-2018). A atividade de extensão é especialmente dedicada a alunos do ensino médio, buscando jovens estudantes brasileiros que se interessem pelo mundo da ciência, entrando em contato com alguns dos principais grupos de pesquisa nacionais, além de compreender a importância da tecnologia na geração de conhecimento e riquezas no País.

O projeto também chama a atenção do aluno para o empreendedorismo, reforçando as importantes contribuições que o profissional da área da física pode dar quando envolve-se com pesquisas associadas ao setor industrial — sejam elas internas ou externas ao ambiente acadêmico.

Dada a filosofia da escola, a atividade ocorrerá em regime de internato, no próprio IFSC, entre os dias 22 e 28 de julho. Exige-se que os pré-candidatos tenham um bom desempenho acadêmico, fato comprovado pela apresentação do histórico escolar, bem como participações de sucesso em olimpíadas de ciências — especialmente na área da física.

A intensa programação diária da escola, com aulas das 8 às 21 horas, inclui encontros expositivos e experimentais ministrados por professores da USP. Os tópicos abordados são acerca da Física Clássica e Física Moderna, além de palestras sobre temas atuais de física, visitas monitoradas às oficinas, laboratórios de ensino e pesquisa, entre outros polos científicos e tecnológicos de ponta desenvolvidos no próprio instituto.

Leia mais na reportagem: Alunos do ensino médio vivenciarão a física na Universidade

Após a pré-seleção, serão escolhidos os participantes definitivos da EFC-2018. Os selecionados serão avaliados através de um trabalho de conclusão de curso, apresentado no formato de seminário, semelhante aos que se realizam nos congressos internacionais.

As pré-inscrições para a EFC-2018 terminam no dia 4 de maio. Os alunos selecionados serão comunicados até o dia 6 de junho.

Para realizar a pré-inscrição on-line ou obter mais detalhes sobre a EFC-2018, acesse a página.

Com informações da Assessoria de Comunicação do IFSC

.