Cursos da USP: a engenharia que transforma e preserva a floresta

Oferecido em Piracicaba, Engenharia Florestal forma profissionais com consciência ecológica e comprometimento social

 30/08/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 01/08/2019 as 17:43
Por

Alunos de Engenharia Florestal aprendem a lidar com o manejo, com a conservação e com a exploração sustentável da floresta – Foto: Gerhard Waller / Esalq – DvComun

 

“Economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto.” A definição dada pela estudante Camilla Noel da Silva resume um dos pilares do curso de Engenharia Florestal: a sustentabilidade. Surgido como uma área de especialização da graduação em Agronomia, tradicional bacharelado da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, tornou-se um curso independente em 1972, após incentivos governamentais em relação ao reflorestamento.

Mais de 40 anos depois, a Engenharia Florestal da Esalq ampliou sua área de abrangência, e hoje divide-se basicamente em três áreas: silvicultura e manejo, ecologia aplicada e tecnologia da madeira, conforme explica o professor Silvio Ferraz, coordenador da graduação. “O curso é bastante eclético e tem muitas aplicações. Envolve toda a parte de florestas: desde a floresta nativa, mais preocupada com conservação e ecologia, até a parte de exploração, na qual se aprende como explorar a madeira. Também tem a parte de processamento, tecnologia, ou seja, como, a partir de uma matéria-prima extraída da floresta, você processa, mecaniza e organiza a produção”, explica.

Para Camilla, que está no quarto ano da graduação, apesar das diferenças, as áreas se complementam:

Apesar da gente dividir em três áreas, elas se relacionam muito. Desde o início da nossa civilização, sempre utilizaram a floresta, mas com a industrialização e outros processos, ela vem diminuindo e sendo usada de forma errada. O engenheiro florestal surge justamente nesse contexto, de saber como utilizar as florestas de uma forma sustentável. Algo que seja bom para o meio ambiente e para as pessoas também.

Assista ao vídeo produzido pela TV USP Piracicaba  sobre o curso:.

.

Mercado de trabalho

Apesar do nome dar a impressão de se tratar de um mercado restrito, a Engenharia Florestal abrange uma área ampla de atuação. Entre as possibilidades que o profissional do setor encontra estão a área empresarial, como a da indústria do papel e celulose, bastante consolidada no País; o setor governamental, com a participação em órgãos públicos como secretarias e ministérios relacionados ao tema; e as ONGs, que, com a crescente preocupação com o meio ambiente, têm cada vez mais demanda. Outro exemplo de atuação do engenheiro florestal é no manejo sustentável, já que muitos importadores exigem que a madeira ou o produto em questão seja certificado.

Segundo o professor Silvio Ferraz, vários formados encontram espaço na prestação de serviços. “Há muitos alunos que abrem empresas e ofertam serviços para indústrias, governos, etc. A maior parte acha uma ocupação, não mais como era antigamente, de ter um emprego formal. Isso está cada vez mais difícil em todas as áreas, mas estão encontrando ocupação, sim. É uma área que tem ainda muito para crescer e é diversificada. A Engenharia Florestal da Esalq não é um curso que direciona o aluno apenas para uma área”, ressalta.

Os graduandos têm a oportunidade de vivenciar o cotidiano da profissão desde o começo do curso – Foto: Gerhard Waller / Esalq – DvComun

Diferenciais

Uma das mais tradicionais faculdades do Estado de São Paulo, a Esalq forma profissionais bastante requisitados pelo mercado, afirma Ferraz. Mais especificamente no curso de Engenharia Florestal, a escola localizada em Piracicaba é reconhecidamente uma das melhores do País, com cinco estrelas no Guia do Estudante e vários diferenciais em relação às outras faculdades.

Entre eles, estão duas grandes fazendas, que pertencem ao Departamento de Ciências Florestais. Elas estão localizadas em Anhembi e em Itatinga, em regiões próximas ao campus da USP em Piracicaba. Com o nome técnico de Estação Experimental, as duas fazendas proporcionam aos alunos do curso de Engenharia Florestal a possibilidade de vivenciar na prática a profissão.

Uma dessas oportunidades ocorre já no início da graduação. “Nas férias, logo no nosso primeiro ano, a gente pode ficar 15 dias na Estação Experimental de Itatinga, que é um estágio de férias no qual temos contato com todas as atividades do curso. Isso é muito bacana porque, por ser um curso de engenharia, os dois primeiros anos são de ciclo básico, o que acaba sendo chato para um estudante, já que você não enxerga a sua área aplicada de fato”, explica Camilla.

A Esalq possui duas Estações Experimentais, utilizadas pelos alunos de Engenharia Florestal para vivências e pesquisas – Foto: Gerhard Waller / Esalq – DvComun

Extraclasse

Além das chances de estágio e de projetos de extensão, o aluno de Engenharia Florestal encontra na Esalq, entre outras possibilidades de se envolver na vida extraclasse, a Esalq Júnior Florestal, a Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz e o Centro Acadêmico da Engenharia Florestal (Caef).

Camilla, que é membro do Caef, explica que a entidade tem participação ativa na melhoria do curso, junto à diretoria do departamento. “Ano passado fizemos uma semana de reflexão do curso, há uma mobilização muito grande para o aprimoramento da graduação, tanto da coordenação quanto por parte dos alunos. Inclusive estamos começando um projeto de ter uma semana da Engenharia Florestal, em outubro, com minicursos, vivências, palestras, etc.”, comenta.

O manejo sustentável da madeira é um dos pilares do curso de Engenharia Florestal da USP em Piracicaba – Foto: Pedro Vitor Pimenta

Paralelamente ao bacharelado em Engenharia Florestal, o graduando pode cumprir os créditos do programa de Licenciatura em Ciências Agrárias e conseguir um segundo diploma. Com a formação, o aluno fica apto a lecionar na educação profissional (ensino médio) na área de ciências agrárias, envolvendo as subáreas de agropecuária, florestal e meio ambiente. Possibilita, também, a qualificação profissional para atividades de educação ambiental em museus, empresas, ONGs e órgãos públicos, conforme explicado no site da Esalq.

Quer saber mais sobre o curso?

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP está localizada no campus Luiz de Queiroz, em Piracicaba, no interior de São Paulo. Confira:

Formas de ingresso

.

Conheça mais cursos da USP
.

[catlist tags=cursosfuvest2018 template=ultimas_publicacoes date=yes numberposts=-1 dateformat=’j/F/Y’ thumbnail=yes thumbnail_size=347,182 thumbnail_class=’list_category_post_ultimas_publicacoes’]

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.