Como apoiar a ciência? Seminário internacional na USP reúne comunidades científica e filantrópica

Evento promovido pelo Instituto de Estudos Avançados da USP reúne líderes de universidades, instituições de pesquisa, entidades filantrópicas, agências de financiamento e autoridades governamentais para debater o tema; haverá transmissão on-line

Publicado: 11/04/2024
Evento busca estimular a colaboração entre as comunidades científicas e filantrópicas – Foto: 123RF

.
Por Mauro Bellesa*

Com o objetivo de promover o diálogo entre as comunidades científica e filantrópica no Brasil e com organizações internacionais dedicadas a essa interação, será realizado no dia 16 de abril, das 9h às 17h, o 1º Seminário Internacional Ciência Encontra a Filantropia. O encontro é público e gratuito, na sala do Conselho Universitário, na Rua da Reitoria, 109, no bairro do Butantã, em São Paulo. Para participar presencialmente é preciso realizar inscrição on-line neste link. Haverá transmissão ao vivo pelo site do IEA, sem necessidade de inscrição.

Organizado pelo Grupo de Estudos de Modelos de Apoio à Ciência Gema Filantropia do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e pela Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), com apoio do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis), o seminário reunirá líderes de universidades, instituições de pesquisa, entidades filantrópicas, agências de financiamento, autoridades governamentais de ciência e tecnologia e pesquisadores engajados na causa. A programação está disponível clicando aqui.

Objetivos e temas

Além de estimular a colaboração entre as comunidades científicas e filantrópicas brasileiras e criar canais de comunicação com entidades de filantropia científica internacionais, outro objetivo do encontro é divulgar o Gema Filantropia, buscando ampliar a rede de colaboradores e apoiadores do projeto.

A experiência internacional sobre a intersecção de filantropia e ciência será o tema da conferência de Joseph R. Betancourt, presidente do Commonwealth Fund, entidade sediada em Nova York, EUA, que desde 1918 se dedica a apoiar a ciência com ênfase no campo da saúde.

A mesa sobre iniciativas e desafios enfrentados pela filantropia científica no Brasil terá representantes do Instituto Serrapilheira e IEA.

As necessidades e propostas para a promoção de um ambiente legal favorável à filantropia na ciência serão debatidas por integrantes do Idis e do escritório SBSA Advogados. A última mesa tratará de estratégias e ações futuras para fortalecer a filantropia científica no Brasil.

No encerramento do seminário será lançado o livro Filantropia de Risco: Do Desenvolvimento Científico ao Desenvolvimento Sustentável, publicado pela FJLES e considerado um passo importante para a discussão sobre o papel da filantropia no avanço científico sustentável. A autoria é de Marcos Kisil, professor sênior da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

Para conferir o evento on-line acesse este link.

.

*Da Assessoria de Imprensa do IEA