Criptomoedas impulsionam uma nova esfera pública

As redes sociais na crise estimulam a reinvenção do dinheiro, diz Gilson Schwartz

A combinação de um legado ainda mal digerido dos impactos da crise de 2008 com os efeitos de destruição em massa da pandemia do coronavírus já representa uma segunda onda de expansão dos mercados e plataformas de negócios ancorados no blockchain e em novos mercados monetários. A bola de neve da dívida pública global pode ser um fator determinante no processo de transição e reconhecimento de uma nova era tecnopolítica de efeitos ainda duvidosos sobre a democracia, a igualdade e a fraternidade.

“Nós precisamos de um novo ciclo de desenvolvimento, mas não pode ser qualquer gasto público através de qualquer mecanismo de distribuição desse dinheiro público e, principalmente, tem que ser um gasto que gere perspectivas reais de crescimento” diz Gilson Schwartz.

Saiba mais no http://sites.usp.br/Iconomia


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar toda segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.