Educação ambiental é sinônimo de sustentabilidade

A educação ambiental é fundamental para que a sociedade tenha mais consciência sobre o valor da natureza, diz especialista

 20/09/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 16/02/2018 as 14:36
Por
Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer o download 

O programa Ambiente É o Meio desta semana entrevista o professor Marcos Sorrentino, associado do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, para falar sobre a importância da educação ambiental.

Segundo o professor, a educação ambiental é importante para construir um futuro melhor para as próximas gerações. Porém a sociedade precisa adotar condutas ecologicamente corretas.

No Brasil, lei de 1999 dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental. A lei de educação ambiental compreende os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltados para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, fundamental para a qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Para Sorrentino, a educação ambiental deve ser inserida na sociedade com o objetivo de se transformar em sinônimo de cidadania e sustentabilidade, fazendo nascer uma nova consciência. E a educação ambiental precisa ser usada no dia a dia e em todos os lugares, para que todas as pessoas tenham o direito de usufruir de um ambiente saudável.

Por: Vitória Junqueira


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.