USP é a melhor latino-americana em rankings da Rússia e da Turquia

A Universidade ficou na 117ª colocação no RUR, da Rússia, e na 36ª posição no URAP, da Turquia

18/04/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 20/12/2018 as 11:33
Praça do Relógio, campus da Capital – Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

Na 117ª posição, a USP é a universidade latino-americana mais bem colocada segundo o Round University Ranking, publicado no dia 9 de abril pela agência russa RUR Rankings.

As três primeiras posições ficaram com as norte-americanas Universidade de Harvard (1ª posição), Universidade de Chicago (2ª) e Instituto de Tecnologia da Califórnia (3ª). Entre as brasileiras, a segunda colocada foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 190ª posição, seguida da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), na 331ª.

Na edição deste ano, o ranking avaliou 783 instituições de ensino superior de 74 países de acordo com 20 indicadores de desempenho, agrupados em quatro categorias: ensino, pesquisa, internacionalização e sustentabilidade financeira. Considerando apenas os indicadores de ensino, a USP fica na 60ª posição; em pesquisa, fica na 211ª posição; em internacionalização, na 432ª; e em sustentabilidade financeira, na 127ª posição.

URAP

Em outro ranking divulgado em fevereiro, o URAP World Ranking, a USP ficou na 36ª posição, entre as 2.500 instituições avaliadas. No ano passado a Universidade ocupou a 40ª posição.

Elaborado desde 2010 pela University Ranking by Academic Performance (URAP) – organização não governamental formada por pesquisadores do Instituto de Informática da Universidade Técnica do Oriente Médio, da Turquia – o ranking avalia as instituições de acordo com seis indicadores de desempenho: artigos publicados, citações, produtividade, impacto dos artigos, impacto das citações e colaboração internacional.

A Unesp foi a segunda brasileira mais bem colocada, em 260º lugar, e a Unicamp foi a terceira, em 262º. Lideram o ranking a Universidade de Harvard, seguida da Universidade de Toronto e da Universidade de Oxford.