Comunicado da Reitoria sobre presença da Polícia Militar no campus

Em face do descumprimento da determinação judicial, decorrente do processo de reintegração de posse, impetrado pela Reitoria da Universidade de São Paulo (USP), para a desobstrução da entrada de oito edifícios localizados na Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”, a Polícia Militar procedeu, novamente, a liberação dos acessos desses prédios, garantindo-se, assim, o direito dos servidores de entrarem em seus locais de trabalho.

A Reitoria reconhece o direito de greve, mas não pode ser omissa quanto à realização de piquetes que obstruam o acesso aos prédios, cuja realização é ilegal, pois vai de encontro à prerrogativa legal de ir e vir dos servidores, de acordo com o que rege a Constituição Federal.

Em relação à reabertura das negociações com as entidades de classe da USP, UNESP e UNICAMP, conforme decisão do CRUESP, publicada em comunicado divulgado no dia de hoje, “as reuniões com o Fórum das Seis serão retomadas com a cessação de ações coercitivas prejudiciais ao pleno funcionamento das atividades institucionais”.

Ressalte-se, ainda, o compromisso permanente da Reitoria em manter o diálogo construtivo, o que ficou demonstrado, uma vez mais, nesta data, com a disposição reitora Suely Vilela em receber uma Comissão constituída de cinco servidores, dois alunos e um docente. Nessa ocasião, reafirmou-se a necessidade de um esforço coletivo, respeitadas as diversidades, para o aperfeiçoamento de uma universidade pública, plena e de qualidade.

São Paulo, 3 de junho de 2009.