CCInt lança manual em inglês para estrangeiros e Programa USP ifriends

As duas iniciativas tem como objetivo fomentar a internacionalização da Universidade, com ações voltadas aos estudantes e pesquisadores estrangeiros.

21/07/2011 - Publicado há 13 anos

Fundamental para a troca de conhecimento, a internacionalização da Universidade também ajuda a elevar a posição ocupada pela USP nos rankings internacionais e a aumentar seu prestígio na comunidade científica. Com o objetivo de intensificar esse processo, a Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) está desenvolvendo ferramentas para expandir a imagem da Universidade no cenário internacional, ampliar seus canais de comunicação e promover a integração do estrangeiro com o meio universitário.

Uma dessas ferramentas é o Student and Researcher’s Guide, um manual em inglês, desenvolvido pela CCInt para fornecer informações úteis ao estudante ou pesquisador estrangeiro que planeja sua estadia no Brasil. Outra novidade é o Programa ifriends, que recruta voluntários dispostos a receber o intercambista e a facilitar sua integração na comunidade uspiana.

Student and Researcher’s Guide

Para melhor organizar as informações, o guia foi dividido em três blocos. O primeiro, Universidade de São Paulo, traz informações sobre a USP, os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos, as formas de ingresso na Universidade e o programa de intercâmbio. Também dá dicas de documentos que devem ser providenciados antes de embarcar e dos procedimentos a serem adotados imediatamente após o desembarque.

A segunda parte, USP and the state of São Paulo, apresenta as sete cidades que abrigam campi da USP: Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e a capital São Paulo. Além de aspectos da infraestrutura e da economia local, há também instruções para se chegar na cidade a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Para finalizar, Facilities at USP descreve a infraestrutura que a USP oferece ao visitante como restaurantes, bancos, hospitais, museus, centros esportivos e atividades culturais.

Programa USP ifriends

O recém-lançado Programa USP ifriends é uma forma interessante de promover a integração dos estrangeiros e auxiliá-los na chegada ao Brasil.

O Programa inscreve voluntários dispostos a colaborar na recepção do intercambista, buscando-o no aeroporto e ajudando-o a se localizar na cidade. O “Amigo USP” também se encarrega de ajudar o estrangeiro a procurar moradia, legalizar sua situação junto à Polícia Federal e a se adaptar ao modo de vida brasileiro.

Para participar do programa, basta preencher o formulário disponível no site ifriends e escolher o estrangeiro do qual será amigo. Podem se inscrever no Programa os alunos de graduação ou pós-graduação, regularmente matriculados na USP. Entre as vantagens de se tornar um “Amigo USP” está a oportunidade de praticar idiomas sem sair do Brasil, conhecer outras culturas e, é claro, fazer novos amigos.

Para acessar o Student and Researcher’s Guide ou saber mais sobre o Programa USP ifriends, entre no site da CCInt.